São José do Rio Preto sediará um laboratório de inovação UpLab do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo (Senai-SP). O prefeito cel. Fábio Cândido, acompanhado do Secretário Municipal de Planejamento, cel. Mauro Alves Jr. e do assessor da pasta, Willian Meque, além do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo, Mario Welber estiveram nesta terça-feira, 8/4, na capital, na sede Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para as tratativas.
Para o prefeito, esta conquista é um marco que vai beneficiar a indústria de Rio Preto e toda a região metropolitana, gerando não só novas tecnologias, empresas, como também emprego e renda e todo o desenvolvimento econômico da cadeia produtiva. "Queremos conectar a indústria rio-pretense à inovação e tecnologia produzidas no Parque Tecnológico e o UpLab Senai será o responsável por estabelecer esse elo", completou o cel. Fábio.
A comitiva de Rio Preto foi recepcionada e reuniu-se com o presidente do Ciesp e 1º Vice-Presidente da Fiesp, Rafael Cervone; a Diretora Titular do Ciesp em Rio Preto, Aldina d'Amico; o Superintendente do Sesi SP, Alexandre Pflug; e o Diretor Regional do Senai SP, Ricardo Terra.
A reunião contou com uma apresentação do panorama de dados do Senai em Rio Preto e com as perspectivas para o Uplab. Ainda não há data de inauguração, porém o espaço para implantação do laboratório no Parque Tecnológico já está reservado.
Para o Secretário de Planejamento, cel. Mauro, o Parque Tecnológico deve crescer e se desenvolver ainda mais com as trocas possibilitadas por esse novo laboratório voltado ao setor industrial. "Haverá muitas conexões, inovação e desenvolvimento mútuo em todas as áreas, pois o setor industrial é base e traz sustentabilidade e incremento, promovendo intercâmbio entre os setores".
O UpLab Senai São Paulo é um ecossistema de empreendedorismo industrial que estimula a criação de novos negócios e tecnologias, a tração mercadológica e tecnológica de startups, a inovação aberta, além de desenvolver a cultura intraempreendedora nas indústrias, gerando impacto socioeconômico em todo o estado de São Paulo.
Por meio da inovação aberta, o UpLab Senai São Paulo facilita a colaboração entre startups e indústrias, permitindo que as empresas trabalhem juntas para desenvolver novos produtos, tecnologias e soluções, ajudando as empresas a se manterem competitivas e a inovarem constantemente.
No âmbito econômico, o ecossistema proporciona a conexão das startups a recursos, fontes de fomento e editais, suportando e apoiando o seu desenvolvimento. A abrangência geográfica e o corpo técnico qualificado garantem todo o suporte necessário para o desenvolvimento de ideias, produtos e serviços.