A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria de Planejamento (Seplan), concluiu no dia 4 de abril o curso básico em Atendimento à Pessoa com Deficiência e à Pessoa Idosa, voltado a servidores municipais e com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Realizada de forma presencial, a capacitação teve como foco o desenvolvimento de boas práticas de atendimento, contando com mais de 80 servidores inscritos. Os participantes aprenderam sobre acessibilidade nos serviços públicos e estratégias para uma abordagem mais humanizada.
O curso teve carga horária de 16 horas, distribuídas em encontros semanais ao longo dos meses de março e abril. Na última aula, os servidores participaram de uma roda de conversa com um grupo de pessoas com deficiência, entre elas a Silvia Brandão.
“Eu achei muito bacana, porque ajuda a orientar os servidores a terem mais cautela e acolhimento no atendimento. Já percebi uma melhora nos serviços, e sempre é necessário investir em mais recursos para atender melhor as pessoas. Esse curso foi um passo importante nessa direção, gostei muito e achei fundamental.”, destacou Silvia.
Já para a servidora da Fundação de Saúde, Adriana Bossler, a iniciativa foi positiva. “O curso foi muito importante para mim, especialmente no atendimento a idosos com deficiência. A capacitação me trouxe mais empatia e segurança, mudando minha visão sobre pessoas com deficiência. Também me ajudou pessoalmente, pois minha mãe teve um AVC e passei a enfrentar essas dificuldades em casa. Gostei muito do curso e quero participar de outras oportunidades como essa.”, destacou Adriana.
Além da Seplan, também participam da iniciativa as secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Obras (Seo), Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS).
Para outras informações sobre a Escola de Governos e Gestão, acesse: www.saosebastiao.sp.gov.br/escoladegoverno .
#PraTodosVerem: fotos mostram a aula de encerramento do curso básico em Atendimento à Pessoa com Deficiência e à Pessoa Idosa, com servidores sentados em auditório e pessoas à frente durante bate-papo descontraído. Fim da descrição.