Com o aumento acelerado da urbanização, o solo perde sua capacidade de absorver as águas das chuvas, elevando o risco de alagamentos. Diante dos recentes eventos de alagamentos que afetaram alguns pontos do município, o vereador Wanderley Paulo (Progressistas) apresentou a Indicação N° 321/2025, que propõe a criação do Plano Diretor de Drenagem para Sorriso.
O objetivo do projeto é estabelecer um planejamento estratégico para as intervenções necessárias na drenagem urbana, tanto em nível macro quanto micro, garantindo maior segurança à população, ao patrimônio público e privado durante chuvas intensas ou prolongadas.
"Com o crescimento desordenado, a água da chuva escoa mais rápido para rios e córregos, aumentando o tempo de concentração e, consequentemente, o risco de inundações. Precisamos agir agora para evitar danos maiores no futuro", destacou o vereador.
“O Plano Diretor de Drenagem tem como foco, mapeamento das áreas críticas de alagamento, criação de projetos de infraestrutura para escoamento eficiente, medidas preventivas para proteger moradias e vias públicas e fiscalização integrada para evitar ocupações irregulares em zonas de risco”, informou Wanderley Paulo.
Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Internet/keli Santin