Quinta, 10 de Abril de 2025
18°C 31°C
Brasília, DF
Publicidade

Simulado da Defesa Civil Estadual orienta sobre sistema nacional de alerta a desastres

O simulado marcou um importante passo na preparação das equipes da Defesa Civil e na melhoria das ações preventivas em todo o território nacional, ...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
04/04/2025 às 21h50
Simulado da Defesa Civil Estadual orienta sobre sistema nacional de alerta a desastres
- Simulado da Defesa Civil orienta sistema nacional de alerta a desastres (Foto: Divulgação)

Profissionais da Defesa Civil Estadual participaram de simulado sobre o sistema Defesa Civil Alerta (DCA-Cell Broadcast). A ferramenta é aplicada em situações de emergência, com ênfase em alarmes preventivos para a população e envio de alertas em situações de desastres naturais. O treinamento, realizado nesta sexta-feira (4), teve como objetivo capacitar os profissionais para operar na resposta às emergências.

Fruto de parceria da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) a capacitação contou com participação de militares de São Paulo e Minas Gerais. A formação foi promovida simultaneamente em todos os estados do Nordeste.

O sistema DCA-Cell Broadcast tem como objetivo principal permitir o envio de alertas em tempo real à população em caso de riscos iminentes, tais como deslizamentos, enchentes ou outros desastres naturais. Durante o simulado, os agentes foram treinados como utilizar o sistema para emitir alertas preventivos e atuar de forma coordenada em situações de risco.

“Este simulado é uma oportunidade para reforçar a capacidade de resposta das nossas equipes, em situações de crise. O sistema DCA é uma ferramenta decisiva para a disseminação de informações, de forma rápida e eficiente”, pontuou o coordenador da CEPDECMA, coronel Sandro Amorim.

Em um cenário de emergência, a agilidade na atuação eficiente e ágil pode salvar vidas. “Por isso, capacitações desta como estas são essenciais para a integração das equipes e a validação do sistema, que será ampliado para outras regiões do Brasil”, reiterou Sandro Amorim.

Os bombeiros participaram ativamente do exercício e relataram a importância da experiência prática. "Foi uma oportunidade para treinar e compreender melhor o funcionamento do sistema. Esse intercâmbio de informações entre os profissionais de diferentes áreas é essencial para garantir que, quando ocorrer um desastre, todos saibam como agir, de maneira eficiente”, enfatizou o tenente Jairo Rocha, da Defesa Civil de Minas Gerais.

O subtenente Alexandre Pompeu, da Defesa Civil de São Paulo, destacou a relevância deste trabalho em conjunto. “Esses simulados são importantes para aprimorarmos nossas habilidades de comunicação e coordenação em situações de emergência. O treinamento nos prepara para atuar com rapidez e precisão, minimizando os danos e protegendo a vida das pessoas”, frisou o analista Ambiental da Defesa Civil nacional, Vitor Faria.

Sistema nacional

Com a implantação do sistema, em andamento nas regiões Sul e Sudeste do país, a fase de treinamento para os estados do Norte e Nordeste está sendo intensificada. A expectativa é de que, no segundo semestre deste ano, a cobertura seja expandida para essas regiões, possibilitando uma rede de comunicação mais eficiente para a proteção civil.

O simulado marcou um importante passo na preparação das equipes da Defesa Civil e na melhoria das ações preventivas em todo o território nacional, fortalecendo a resposta a desastres naturais e garantindo maior segurança à população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários