O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), teve papel essencial no sucesso do Visit Nordeste nas cidades de Londres, na Inglaterra, e em Milão, na Itália, entre os dias 31 de março e 4 de abril. A iniciativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Consórcio Nordeste, possibilitou que o estado se destacasse ao apresentar as potencialidades e os diferenciais sergipanos para cerca de 180 agentes de turismo, ressaltando o roteiro integrado do Cânion de Xingó, que conecta Sergipe, Alagoas e Bahia. A ação de promoção do destino Sergipe na Europa, para atrair turistas internacionais, ocorreu após um hiato de mais de dez anos.
Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o momento é ideal para atrair turistas internacionais, pois Sergipe está, cada vez mais, em evidência. Segundo ele, o estado está se destacando nas prateleiras das mais importantes operadoras de turismo brasileiras, resultado das inúmeras ações de promoção e divulgação do destino realizadas nos principais mercados emissores de turistas, nesses últimos dois anos. “É fundamental dizer que, depois de um período de dez anos, retomamos as ações para captar turistas internacionais. Isso mostra como a Setur está intensificando as ações e significa mais um importante passo na política pública do Governo de Sergipe de alavancar nosso turismo”, afirma.
Em Londres, primeira parada do roadshow europeu, foram capacitadas cerca de cem pessoas. Já em Milão, segundo destino da ação de promoção, foram capacitados mais de 80 profissionais do turismo. O objetivo foi torná-las agentes multiplicadores, aumentando a procura por Sergipe e, consequentemente, o fluxo de turistas internacionais no estado. “Trazer turistas de outros países para visitar Sergipe tem diversos pontos positivos. Destaco o fato de o turista internacional ter gastos maiores do que o nacional, injetando ainda mais dinheiro na economia. Portanto, mais turistas vindo para Sergipe significa mais movimentação da cadeia produtiva do turismo, o que é fundamental para o desenvolvimento econômico por meio da geração de emprego e renda”, analisa o secretário.
A exemplo do que ocorreu em Londres, a participação de Sergipe no roadshow na cidade italiana também foi de extrema importância estratégica para dar visibilidade internacional ao estado, especialmente porque promoveu importante networking entre o representante da Setur e os membros de empresas e instituições, a exemplo de Martina Riva, conselheira de Esporte, Turismo e Políticas de Juventude do Município de Milão, do embaixador Hadil da Rocha Vianna, cônsul-geral do Brasil na cidade milanesa, e da gerente de vendas Marina Pinarello, representante da TAP Air Itália, que fez uma apresentação para os participantes.