Domingo, 06 de Abril de 2025
17°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo do Tocantins inicia implantação de sistema biométrico avançado em Núcleos de Identificação

Além de Palmas, outras estações de atendimento já estão operando com o novo sistema; serviço deve ser instalado em todas as regionais do estado

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Tocantins
02/04/2025 às 15h10
Governo do Tocantins inicia implantação de sistema biométrico avançado em Núcleos de Identificação
Implantação do novo sistema integra a modernização dos serviços públicos - Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), está implementando nos municípios tocantinenses o novo formato biométrico para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O processo é realizado por meio do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis), eliminando a necessidade de apresentar fotografia 3x4, a coleta de impressões digitais e a assinatura manual. Os dados serão capturados diretamente no sistema digital durante o atendimento.

No Tocantins, além da capital Palmas, outras estações de atendimento já estão operando com o novo sistema, distribuídas nos municípios de Arraias, Taguatinga, Dianópolis, Natividade, Formoso do Araguaia e Gurupi. Além da região sul do estado, o serviço está sendo expandido para a região norte, no município de Araguaína; e para o extremo-norte, na região do Bico do Papagaio, abrangendo as cidades de Araguatins e Tocantinópolis. A previsão é que o serviço seja implantado em todas as regionais de atendimento do estado, distribuídas entre núcleos de atendimentos e delegacias de Polícia Civil.

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, explica que a expansão dos serviços visa não apenas modernizar o atendimento, mas também proporcionar maior comodidade aos cidadãos. “Com essas estações já em funcionamento, conseguiremos otimizar os serviços, proporcionando mais conforto e agilidade. O sistema moderno facilita o processo para o cidadão”, ressalta a diretora.

A implantação do novo sistema integra a modernização dos serviços públicos e está alinhada às diretrizes nacionais para a unificação do documento de identidade em todo o território brasileiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários