O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu continuidade nesta segunda-feira (31) aos mutirões de laqueadura tubária na rede pública de saúde. A ação integra o programa "Cirurgia - Aqui a Fila Anda" e nesta semana beneficia 14 mulheres - oito atendidas na Maternidade de Paço do Lumiar e seis na Maternidade Nossa Senhora da Penha, na capital São Luís.
O diretor geral da Maternidade de Paço do Lumiar, Rafael Bonfim, destacou a importância da iniciativa. "A oferta desse mutirão pela Secretaria de Saúde é uma oportunidade incrível para essas mulheres que tanto esperam por esse momento. Hoje, temos uma fila significativa, e esse é um passo importante para o planejamento familiar tanto do Estado quanto dessas famílias", afirmou o diretor.
Este é o primeiro mutirão do ano na unidade de Paço do Lumiar, com previsão de continuidade até dezembro. Na próxima segunda-feira (7), mais oito pacientes serão atendidas. As cirurgias ocorrem sempre às segundas-feiras, sem interferir nos procedimentos eletivos regulares.
A laqueadura tubária, método contraceptivo definitivo, é uma opção para mulheres que desejam interromper a fertilidade. Com o programa, o governo busca garantir acesso rápido e seguro ao procedimento, promovendo saúde e qualidade de vida para as famílias maranhenses.
Entre as pacientes atendidas da Maternidade de Paço do Lumiar, estava Márcia Gardênia dos Anjos, 34 anos, mãe de cinco filhos. Ela compartilhou sua experiência. "É uma realização. Meus filhos têm 11, 9, 7, 4 e 2 anos, e essa é uma ótima oportunidade para mim", contou Márcia.
Já o autônomo Leandro Moraes, 29 anos, marido de Jéssica Moraes, de 32 anos, falou que a decisão foi em família. "Com o mutirão, o procedimento foi antecipado para hoje. Somos gratos ao governo por essa chance”, disse Leandro.
Serviços
Além do mutirão, as maternidades continuam prestando todos os serviços regulares. A Maternidade de Paço do Lumiar registrou 39.442 atendimentos entre janeiro e março deste ano, oferecendo pré-natal, triagem neonatal com testes do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho, além de serviços de urgência e emergência.
Já a Maternidade Nossa Senhora da Penha realizou 29.927 atendimentos no mesmo período. A unidade oferece pré-natal completo, incluindo casos de alto risco que são devidamente encaminhados, assistência obstétrica especializada e conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social.