Reunindo comissão sindical, o prefeito Gustavo Carmo e o vice-prefeito Luciano Sérgio participaram, na manhã desta segunda-feira (31), da criação do Grupo de Trabalho em Atenção ao Servidor. O encontro aconteceu no Espaço Colaborar, na Biblioteca Maria Feijó, e teve como objetivo estabelecer um canal permanente de diálogo entre o Executivo e representantes dos servidores municipais.
“Começamos a semana nos reunindo com integrantes dos sindicatos que representam os servidores públicos da nossa cidade, efetivando algo pactuado em nosso plano de governo, que é a criação desse grupo, onde iremos colocar em prática a relação permanente das instâncias da administração pública com os sindicatos. Esse é um momento de trabalho importante porque terão vários desdobramentos”, afirmou o prefeito Gustavo Carmo.
Para o vice-prefeito Luciano Sérgio, esse novo canal de diálogo representa uma forma inovadora de tratar as demandas apresentadas pelos líderes sindicais. “O prefeito Gustavo Carmo inverte a prática de um trabalho após as demandas e traz o sindicato para compor uma agenda de encontros, antecipando as necessidades. Aqui temos um passo importante, decisivo, para que a relação entre o Executivo e os trabalhadores seja ainda mais fortalecida”, destacou.
Entre as primeiras deliberações do grupo, ficou estabelecida a elaboração de um decreto legitimando sua criação, bem como a nomeação da Secretaria de Administração como responsável pelo fluxo de demandas, além da organização setorial, em cada encontro, com representantes das secretarias municipais conforme temas a serem tratados. Durante a reunião também ficou agendada a data de 8 de abril para o segundo encontro, quando serão discutidos os detalhes da data-base para o reajuste salarial dos servidores, referente a este ano.
“Estamos aqui para somar, não somos contra o governo. Representamos os trabalhadores e entendemos que o diálogo é fundamental para tratarmos das nossas lutas”, enfatizou Sandra Margarete Cardoso, diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alagoinhas (Sinpa).
Ao avaliar a reunião, Cassiano Benevides, diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), elogiou a postura da equipe municipal ao convocar os sindicatos para o diálogo logo no início da gestão. “Acompanhamos a relação entre gestão e sindicatos em cidades vizinhas e percebemos a importância dessa abertura para negociações. Parabenizo o Governo Municipal por essa iniciativa.”
Também participaram do encontro Cleuza Santos Teles, presidente da APLB; André Gonçalves, representante do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs), além das respectivas comissões dessas entidades.
Marcando presença
A Prefeitura de Alagoinhas também esteve representada por: Anderson Baqueiro (secretário de Governo), Alexandre Feitosa (procurador), Antônio Lins (secretário da Fazenda), Bruno Nascimento (secretário de Administração e Inovação Tecnológica), Lianne Carmo (secretária de Planejamento e Captação de Recursos), Menara Damião (controladora) e Ricardo Sales (secretário de Eficiência e Ação Governamental).