A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), realiza, na manhã deste sábado (29), a terceira e última etapa do mês de março da campanha de vacinação. A ação ocorre das 8h às 13h, nas Usinas da Paz de Belém, Ananindeua e Marituba (Região Metropolitana), ampliando a cobertura vacinal e garantindo a proteção da população contra diversas doenças.
Ângela Acatauassu, profissional do 1° Centro Regional de Saúde, destacou que a realização da campanha aos finais de semana ampliou a adesão da população. “Essa campanha teve como foco atender pessoas que não podem se vacinar durante a semana devido ao trabalho ou outras atividades. O objetivo foi ampliar a cobertura vacinal, garantindo proteção contra doenças preveníveis. A adesão tem sido positiva, o que reforça a importância de iniciativas como essa. Além disso, reforçamos a conscientização sobre a importância da imunização, especialmente para crianças e adolescentes, como no caso da vacina contra o HPV, que previne câncer de colo do útero”, informou.
Nas duas primeiras semanas, a campanha já havia alcançado centenas de pessoas, levando imunização a diferentes faixas etárias. A estratégia visa facilitar o acesso às vacinas, principalmente para aqueles que não conseguem se imunizar durante a semana.
A terceira etapa da campanha ocorreu nos seguintes pontos:
• Belém: Usinas da Paz do Guamá, Jurunas/Condor, Terra Firme, Bengui e Cabanagem.
• Ananindeua: Usina da Paz do Icuí-Guajará.
• Marituba: Usina da Paz Marituba.
Foram ofertadas as seguintes vacinas, para crianças e adultos:
• HPV – crianças e adolescentes de 9 a 14 anos;
• Difteria e Tétano – a partir de 7 anos;
• Febre Amarela – a partir de 5 anos;
• Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) – de 2 a 59 anos;
• Influenza – a partir de 12 anos, e
• Hepatite B – para pessoas de 12 a 59 anos, com foco especial em trabalhadores da saúde.
Para receber a imunização foi necessário apresentar carteira de vacinação, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Mais serviços- Além da vacinação, na Usina da Paz do Guamá foram oferecidos outros serviços de saúde, como testagens e orientações médicas.
João Ferreira Barbosa, morador do bairro, aproveitou a campanha para atualizar a carteira de vacinação e fazer exames preventivos. “É muito importante se imunizar e aproveitar esse atendimento. Já fiz minha glicemia, e está tudo em ordem. Graças a Deus estou me cuidando. A campanha facilita bastante para quem precisa desse acompanhamento de saúde”, disse o morador.
A Sespa reforça que manter a vacinação em dia é essencial para evitar complicações graves e reduzir a circulação de vírus e bactérias. A mobilização prossegue como uma das principais estratégias do Estado para garantir o acesso da população aos serviços de prevenção.
Texto: Bianca Botelho - Ascom/Sespa