THAP Notícias | Atualize-se
Geral Acre
Sensações Turismo na Home
Passeata em Rio Branco mobiliza centenas de pessoas em defesa da conservação da água
Cerca de 400 pessoas, incluindo alunos da rede estadual de ensino de instituições públicas e privadas, participaram de uma grande passeata no centr...
27/03/2025 22h20
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Acre

Cerca de 400 pessoas, incluindo alunos da rede estadual de ensino de instituições públicas e privadas, participaram de uma grande passeata no centro de Rio Branco, nesta quinta-feira, 27, em alusão ao Dia Mundial da Água. A ação, promovida pelo governo do Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, contou com atividades educativas para conscientizar a população sobre a importância da conservação da água.

Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. Foto: Jorge William/SEE

A gestora adjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Renata Souza, destacou o papel da educação ambiental na formação de uma nova geração mais consciente. “Realizamos palestras nas escolas porque acreditamos que a educação ambiental começa pelas crianças. Elas levam esse conhecimento para dentro de casa e ajudam a conscientizar suas famílias sobre o uso correto da água. E hoje estamos encerrando essa atividade com uma grande passeata. Nosso objetivo principal é o uso consciente da água. Essa é a nossa prioridade”, afirmou.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. A data é uma iniciativa global apoiada pelas Nações Unidas para destacar a importância da água doce para o nosso planeta e a necessidade de combater sua escassez em todo o mundo, já que cerca de 2,2 bilhões de pessoas continuam sem acesso à água potável.

Aluna do 4º ano da Escola Estadual Maria Angélica de Castro, Laysa Hellena Santos. Foto: Jorge William/SEE

Para a aluna do 4º ano da Escola Estadual Maria Angélica de Castro, Laysa Hellena Santos, a ação contribui para a conscientização das pessoas quanto ao uso da água. “Estou achando esse evento muito importante porque há muitas pessoas que têm que saber economizar a água, porque sem a água a gente não ia viver. Na escola, a gente falou sobre não jogar lixo no rio, porque se fizer isso o rio vai começar a entupir e vai alagar”, disse.

Cuidando das águas: o futuro em nossas mãos

Com o tema “Cuidando das águas: o futuro em nossas mãos”, a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) organizou um circuito de palestras entre os dias 18 e 24 de março. O objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação da água, prevenção de eventos extremos e incentivar a produção de faixas, cartazes e poesias sobre o tema.

Alunos de nove escolas de Rio Branco participaram da ação. Foto: Jorge William/SEE

“Escolhemos trabalhar com as escolas porque as crianças são o futuro e serão os tomadores de decisão de amanhã. A educação precisa estar inserida em todos os processos, e nossa atuação dentro do programa Escola Verde permite essa formação desde cedo”, explicou Maria de Fátima do Nascimento, chefe da divisão.

O estudante Keverson Araújo, do 9º ano da Escola Estadual Dr. Mário de Oliveira, relatou sua experiência com a ação. “Foram palestras sobre a preservação e tratamento da água, e os impactos das enchentes. Aprendi que devemos evitar jogar lixo nos rios, pois isso causa entupimento e alagações na cidade. A conscientização é essencial”, disse.

Estudante Keverson Araújo, do 9º ano da Escola Estadual Dr. Mário de Oliveira. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

A professora Janaina Souza, que desenvolveu a temática com os alunos do 4º ano da Escola Maria Angélica, destacou o engajamento dos estudantes. “Nossa escola enfrenta alagações, e muitos alunos vivem essa realidade. Durante o projeto, eles deram depoimentos, produziram cartazes e refletiram sobre soluções para evitar enchentes. Quando falamos sobre a passeata, ficaram muito entusiasmados e participaram ativamente”, relatou.

Quem esteve presente:

Representantes de diversas secretarias, serviços e institutos apoiaram a ação. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

A iniciativa contou com a colaboração de diversas entidades, incluindo as Secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Educação, Cultura e Esporte (SEE) e de Saúde do Acre (Sesacre), além de órgãos como o Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituo de Mudanças Climáticas (IMC) e o Colégio Sesi.

The post Passeata em Rio Branco mobiliza centenas de pessoas em defesa da conservação da água appeared first on Noticias do Acre .