Segunda, 31 de Março de 2025
19°C 33°C
Brasília, DF
Publicidade

Passeata em Rio Branco mobiliza centenas de pessoas em defesa da conservação da água

Cerca de 400 pessoas, incluindo alunos da rede estadual de ensino de instituições públicas e privadas, participaram de uma grande passeata no centr...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Acre
27/03/2025 às 22h20
Passeata em Rio Branco mobiliza centenas de pessoas em defesa da conservação da água
Foto: Reprodução/Secom Acre

Cerca de 400 pessoas, incluindo alunos da rede estadual de ensino de instituições públicas e privadas, participaram de uma grande passeata no centro de Rio Branco, nesta quinta-feira, 27, em alusão ao Dia Mundial da Água. A ação, promovida pelo governo do Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, contou com atividades educativas para conscientizar a população sobre a importância da conservação da água.

Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. Foto: Jorge William/SEE
Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. Foto: Jorge William/SEE

A gestora adjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Renata Souza, destacou o papel da educação ambiental na formação de uma nova geração mais consciente. “Realizamos palestras nas escolas porque acreditamos que a educação ambiental começa pelas crianças. Elas levam esse conhecimento para dentro de casa e ajudam a conscientizar suas famílias sobre o uso correto da água. E hoje estamos encerrando essa atividade com uma grande passeata. Nosso objetivo principal é o uso consciente da água. Essa é a nossa prioridade”, afirmou.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. A data é uma iniciativa global apoiada pelas Nações Unidas para destacar a importância da água doce para o nosso planeta e a necessidade de combater sua escassez em todo o mundo, já que cerca de 2,2 bilhões de pessoas continuam sem acesso à água potável.

Aluna do 4º ano da Escola Estadual Maria Angélica de Castro, Laysa Hellena Santos. Foto: Jorge William/SEE
Aluna do 4º ano da Escola Estadual Maria Angélica de Castro, Laysa Hellena Santos. Foto: Jorge William/SEE

Para a aluna do 4º ano da Escola Estadual Maria Angélica de Castro, Laysa Hellena Santos, a ação contribui para a conscientização das pessoas quanto ao uso da água. “Estou achando esse evento muito importante porque há muitas pessoas que têm que saber economizar a água, porque sem a água a gente não ia viver. Na escola, a gente falou sobre não jogar lixo no rio, porque se fizer isso o rio vai começar a entupir e vai alagar”, disse.

Cuidando das águas: o futuro em nossas mãos

Com o tema “Cuidando das águas: o futuro em nossas mãos”, a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) organizou um circuito de palestras entre os dias 18 e 24 de março. O objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação da água, prevenção de eventos extremos e incentivar a produção de faixas, cartazes e poesias sobre o tema.

Alunos de nove escolas de Rio Branco participaram da ação. Foto: Jorge William/SEE
Alunos de nove escolas de Rio Branco participaram da ação. Foto: Jorge William/SEE

“Escolhemos trabalhar com as escolas porque as crianças são o futuro e serão os tomadores de decisão de amanhã. A educação precisa estar inserida em todos os processos, e nossa atuação dentro do programa Escola Verde permite essa formação desde cedo”, explicou Maria de Fátima do Nascimento, chefe da divisão.

O estudante Keverson Araújo, do 9º ano da Escola Estadual Dr. Mário de Oliveira, relatou sua experiência com a ação. “Foram palestras sobre a preservação e tratamento da água, e os impactos das enchentes. Aprendi que devemos evitar jogar lixo nos rios, pois isso causa entupimento e alagações na cidade. A conscientização é essencial”, disse.

Estudante Keverson Araújo, do 9º ano da Escola Estadual Dr. Mário de Oliveira. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Estudante Keverson Araújo, do 9º ano da Escola Estadual Dr. Mário de Oliveira. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

A professora Janaina Souza, que desenvolveu a temática com os alunos do 4º ano da Escola Maria Angélica, destacou o engajamento dos estudantes. “Nossa escola enfrenta alagações, e muitos alunos vivem essa realidade. Durante o projeto, eles deram depoimentos, produziram cartazes e refletiram sobre soluções para evitar enchentes. Quando falamos sobre a passeata, ficaram muito entusiasmados e participaram ativamente”, relatou.

Quem esteve presente:

Representantes de diversas secretarias, serviços e institutos apoiaram a ação. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Representantes de diversas secretarias, serviços e institutos apoiaram a ação. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

A iniciativa contou com a colaboração de diversas entidades, incluindo as Secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Educação, Cultura e Esporte (SEE) e de Saúde do Acre (Sesacre), além de órgãos como o Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituo de Mudanças Climáticas (IMC) e o Colégio Sesi.

The post Passeata em Rio Branco mobiliza centenas de pessoas em defesa da conservação da água appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários