Encontro realizado nesta quarta-feira, 26/3, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu o secretário da pasta, professor Frederico Afonso Izidoro, e representantes da Secretaria de Saúde e da Borboleta Atípica — Associação Brasileira de Pais e Responsáveis de Pessoas Autistas. O objetivo foi discutir e definir estratégias que ampliem o atendimento e a inclusão da população do autismo na cidade.
Durante a reunião, foram apresentados e debatidos três pontos fundamentais: a campanha Abril Azul; a implantação do novo Núcleo do Autismo; e definição do fluxo de atendimento. A campanha Abril Azul visa sensibilizar a sociedade para o autismo, promovendo a inclusão, o respeito e a garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do apoio adequado à família.
A implantação do novo Núcleo do Autismo foi outra pauta de destaque no encontro. A criação do novo espaço representa um avanço significativo na oferta de serviços especializados, visando aprimorar o atendimento e promover um ambiente que incentive a integração e o desenvolvimento das pessoas autistas.
Além disso, foi discutida a definição do fluxo de atendimento, que estabeleceu um caminho organizado para a oferta de serviços, com o objetivo de tornar o acesso mais ágil, eficaz e humanizado, alinhando as demandas específicas dessa população de forma integrada.
O secretário Frederico Afonso ressaltou a importância da iniciativa e a necessidade de ampliar o olhar para essa população. "Nosso compromisso é construir um atendimento mais estruturado, acessível e humanizado. Precisamos ampliar nosso olhar e fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com TEA, garantindo que tenham acesso a serviços qualificados e uma rede de apoio eficiente. Como pai atípico de três crianças com TEA, sei dos desafios diários enfrentados pelas famílias e da importância de oferecer um suporte que faça a diferença à criança TEA, bem como à sua família".