A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) e a empresa Medplus, realizou, nesta quarta-feira, 26, uma capacitação voltada para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre o manejo de feridas, com ênfase no pé da pessoa com diabetes. O evento foi realizado no auditório do Palácio da Justiça, no centro de Rio Branco, e reuniu profissionais da Rede de Atenção à Saúde para aprimorar conhecimentos e fortalecer a assistência aos pacientes com diabetes mellitus.
A capacitação contou com a presença da presidente da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), Soron Steiner, da coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Liliane Maia, e de outros representantes da Saúde estadual.
De acordo com Sóron, além dessa qualificação, a Fundhacre anuncia que o serviço será regulado. “Iremos colocar o paciente no tempo, hora e local certos, a depender do nível da sua complexidade e necessidade. Esse momento é um marco para a saúde do Acre, pois unifica o cuidado integral ao paciente com a colaboração entre Município e Estado”, afirmou.
Liliane Maia, coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, frisou: “Esse evento marca a implementação do nosso ambulatório, que hoje tem a Fundhacre como referência à atenção especializada. A partir do dia 1° de abril, iremos iniciar essa regulamentação”.
Entre os destaques da programação, a médica especialista em cirurgia vascular e angiologia Angela Magalhães abordou a avaliação e o rastreamento de risco do pé diabético, destacando a importância da detecção precoce e do acesso a tratamentos especializados para prevenir complicações graves, como amputações.
“Minha fala serve para apresentar aos médicos e profissionais de enfermagem como fazer o rastreio das lesões do pé diabético ou em risco. O pé em risco é aquele que está propício a sofrer alguma lesão ou complicação”, contou Angela.
Já a enfermeira e assessora técnica da linha de curativos da Medplus, Yana Fontenele, ministrou palestras sobre ferramentas avaliativas do pé diabético e uso de curativos tecnológicos no desenvolvimento do plano de cuidados, além de uma sessão prática com os participantes.
Para Yana, existe essa necessidade de capacitar os profissionais. “Hoje, a gente tem um grande índice de amputação dentro do estado do Acre, e a prevenção, saber avaliar antes que chegue ao quadro evoluído, é de total importância”, salientou.
A ação reforça o compromisso do Estado, por meio da Sesacre, com a qualificação dos profissionais da saúde e a melhoria da assistência prestada aos pacientes diabéticos no estado.
O médico João Victor Amorim, que participou como ouvinte, salientou: “É um projeto que vai contribuir bastante para nossa elucidação como profissionais na área da saúde. Por conta de todas as problemáticas que envolvem o pé diabético, é de suma importância para nós ter cada vez mais conhecimento”.
The post Sesacre e parceiros promovem capacitação para profissionais da saúde sobre cuidados com o pé da pessoa com diabetes appeared first on Noticias do Acre .