O Feirão de Interação de Processo da Santa Casa promovido pela assessoria de qualidade da instituição acontece pelo 8° ano consecutivo. O evento reúne coordenadores de setores de apoio e da assistência da instituição para o momento coletivo de avaliações e definições de medidas que buscam corrigir e melhorar cada serviço de forma focada na qualidade da assistência aos pacientes da Santa Casa, como explica a enfermeira Regina Bastos, da Assessoria de Qualidade da Santa Casa.
"Dentro dos processos de gestão, o feirão da interação é o confirmar de acordos entre um fornecedor e um cliente. Hoje, o cliente é a assistência e o fornecedor são os setores de apoio que subsidiam a assistência com serviço, com entregas. O feirão é para confirmar os acordos já existentes. E também fazer novos acordos que vão acompanhar o crescimento, o desenvolvimento da assistência com qualidade e segurança".
As "negociações" ocorrem entre os setores de clientes e os setores de apoio, reunidos todos no mesmo espaço. A enfermeira Silvia Nascimento é gerente de enfermagem do Serviço de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica da Santa Casa e foi uma das servidoras da instituição a participar do Feirão de Interação. Como exemplo de uma das interações das quais participou, ela conta sobre alguns serviços fornecidos pela coordenação de informática.
"Falamos sobre o tempo de atendimento, login, senha e perfil do profissional da terapia renal na rede, porque se o perfil não estiver bem alinhado, o profissional não vai conseguir acessar o prontuário eletrônico na sua completude e isso pode comprometer a assistência. A gente também conseguiu fechar com a coordenação de informática uma reunião que definirá como se dará esse acesso ao prontuário eletrônico para poder atender às nossas necessidades", conta.
Este ano, além da interação de processos, o Feirão trouxe inovações tecnológicas voltadas à facilitação do compartilhamento de informações e pela primeira vez a apresentação dos planos de contingência, informa a enfermeira Regina Barros.
"Foi feito o fluxo desses planos e eles vão ser compartilhados com o operacional em forma de treinamento, para que todo mundo saiba, por exemplo, o que fazer no caso de falta de água, falta de insumos, falta de energia elétrica. Todo setor de serviço tem o risco de não fornecimento. Então, setores de apoio apresentam soluções para quem ligar, para quem acionar, utilizar estoque, várias soluções dentro do plano de contingência", conclui.