A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) participou do 2° Workshop do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp)/Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) e Delegacia Virtual, que se iniciou na segunda-feira, 10, e foi finalizado nesta sexta-feira, 14. A ação foi promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em Brasília (DF), e teve como objetivo debater melhorias e novas funcionalidades das plataformas utilizadas no registro de ocorrências e outros procedimentos policiais.
A realização do evento faz-se necessária para debater e dar continuidade às evoluções e melhorias das soluções tecnológicas disponibilizadas pelo Sinesp, que recentemente desenvolveu uma série de pacotes com novas funcionalidades que impactaram positivamente o uso das ferramentas durante os registros de ocorrências e demais procedimentos profissionais.
Para o titular da Sejusp, José Américo Gaia, o encontro é fundamental para garantir melhorias. “Para nós, gestores da segurança pública, é importantíssimo que estejamos sempre vivenciando essa troca de experiências, no intuito de contribuir de forma mais efetiva e eficiente para uma segurança pública de maior qualidade, garantindo cada vez mais transparência a nossa população através de nossas atuações”, disse.
O workshop foi dividido em duas fases. Na primeira, todos os representantes das instituições participantes estiveram em uma discussão geral. Já na segunda, as atividades foram organizadas de forma específica para cada grupo, atendendo às necessidades das polícias Militar, Civil e Corpos de Bombeiros de cada estado.
Os PPE no serviço operacional, especialmente na geração de boletins de ocorrência de forma online e integrada com a Polícia Civil, proporcionam maior agilidade, eficiência e segurança no registro de ocorrências, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços prestados à população e para a otimização dos processos internos.
A chefe de Divisão Operacional de Comando e Controle da Sejusp, Érika Gomes, que participou do evento como gestora de PPE da Polícia Militar do Estado (PMAC), ressalta a importância da troca de experiências entre os gestores dos sistemas nas instituições representadas. “Essa ação nos permite identificar pontos de melhorias, fortalecer parcerias e buscar alinhamento para a evolução contínua do PPE”, afirmou.
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