O sucesso do carnaval 2025 no Maranhão se estendeu para o funcionamento dos terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe. Durante o período de 27 de fevereiro a 9 de março, a equipe de Terminais Externos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) reforçou a segurança, o fluxo operacional e a logística de embarque dos passageiros. Ao todo, 71.461 pessoas utilizaram o serviço de ferry em 290 viagens. Além disso, 13.873 veículos foram transportados.
No sentido Ponta da Espera/Cujupe, foram levados 34.226 passageiros e 7.004 veículos em 133 viagens. Já no trajeto Cujupe/Ponta da Espera, os números foram de 37.235 passageiros e 6.869 veículos em 157 viagens. O aumento na movimentação de passageiros foi de 29% em relação ao ano anterior.
“Esses dados apontam o nosso compromisso em atender à crescente demanda de forma eficaz e cuidadosa. Não ocorreu nenhuma intercorrência, mostrando que todo o planejamento deu certo. Nossos colaboradores se doaram muito para que a população tivesse o melhor atendimento possível ao longo desses dias intensos de fluxo de pessoas", explicou o gerente de terminais externos da EMAP, José Furtado.
Além do suporte logístico, a Empresa disponibilizou 4 ônibus para fazer o translado de passageiros dos terminais alternativos da Praia Grande ao terminal da Ponta da Espera e vice-versa. “Contamos também com duas vans para transportar os passageiros com dificuldade de locomoção. E, para reforçar a segurança, a Emap teve o apoio da Polícia Militar do Maranhão, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) de São Luís”, acrescentou o gerente.
“A viagem foi bem tranquila, a fila de espera teve fluidez e tudo aconteceu com organização”, informou Maria de Nazaré, passageira que embarcou no ferry-boat do Terminal da Ponta da Espera no dia 28 de fevereiro.
A Operação de Carnaval se preocupou ainda com a saúde da população nos dias de folia. Por meio da Coordenadoria de Serviço Médico (Comed) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e do Centro de Testagem Anônima - CTA Rua, foram promovidas testagens para doenças como Sífilis, HIV e Hepatite B e C. No total, aconteceram 337 testes. Houve ainda ações de conscientização, dicas de segurança na direção e entrega de preservativos e de Lixo Car (lixeira para carro). Nestas últimas atividades, a COMED atuou junto à Gerência de Meio Ambiente e à Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) da EMAP.
Outro canal que facilitou a rotina dos usuários foi a divulgação do filômetro no instagram @navega.ma, a ferramenta está sendo alimentada desde o início do ano passado e contribui para que haja mais agilidade no embarque.