O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), iniciou a formulação do Plano Estadual de Logística e Transporte do Acre (Pelt/AC), uma iniciativa indispensável para a modernização da infraestrutura logística estadual.
A primeira reunião de alinhamento ocorreu nesta quinta-feira, 6, na Seplan, localizada no Palácio das Secretarias, em Rio Branco. Estiveram presentes para discutirem as diretrizes do plano, que visa aprimorar a mobilidade de cargas e passageiros, além de ampliar a integração do Acre com mercados nacionais e internacionais, representantes das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Meio Ambiente (Sema), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Agricultura (Seagri), do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac).
Também foi discutida com os órgãos participantes a formação de uma comissão técnica multidisciplinar, composta por representantes do governo estadual, instituições acadêmicas, federações empresariais e setor privado, visando garantir que o Pelt seja elaborado com base em diagnósticos precisos e soluções adequadas à realidade do Acre.
O cronograma de execução do plano prevê fases bem estruturadas, desde o levantamento de dados até a formulação de estratégias e implementação de melhorias, como a construção de estradas, tirando do isolamento municípios como Santa Rosa do Purus e Jordão.
O secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, fala sobre a importância desse primeiro passo: “Hoje vamos iniciar as tratativas com os órgãos de governo para que a gente construa uma comissão de trabalho interna, visando discutir as metodologias e as diretrizes para iniciar a elaboração dos estudos de implantação do Plano Estadual de Logística e Transporte. Toda essa proposta de desenvolvimento do estado do Acre e integração sul-americana passa pela estruturação de um plano mais robusto, que consiga ter um olhar muito claro sobre os modais de transporte a serem utilizados no Acre e como aprimorá-los de acordo com a proposta de desenvolvimento do estado do Acre”, explica.
Com a inauguração do Porto de Chancay, no Peru, o plano surge num momento estratégico para o desenvolvimento econômico do Acre, abrindo possibilidades para a exportação de produtos acreanos ao mercado asiático com maior eficiência e menor custo logístico, fortalecendo a competitividade regional e favorecendo o crescimento da economia local.
O plano será um instrumento essencial para o mapeamento e planejamento da infraestrutura de transportes, abordando rodovias, ferrovias, transporte fluvial e aeroportos. Seu objetivo é consolidar o Acre como um elo logístico relevante na conexão entre o Norte do Brasil e os mercados globais.
Para Brandão, o Acre vive hoje um momento ímpar dentro do contexto geopolítico nacional e internacional, tanto pela proximidade com o Oceano Pacífico, como por estar dentro da Amazônia, e a Amazônia está dentro do foco da discussão na COP 30, “e nada mais justo que iniciássemos discussões para levar a proposta junto ao governo federal, às universidades, ao empresariado e levar propostas consistentes que, de fato, dêem credibilidade e sustentação daquilo que o governo pretende e irá fazer para garantir um plano de desenvolvimento sustentável do estado”, afirma.
O diagnóstico inicial, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Regional (Dird) da Seplan, revela desafios significativo referentes a trechos rodoviários estratégicos (BR-364, BR-317 e BR-307), a utilização do transporte hidroviário e à infraestrutura aeroportuária.
Para mitigar esses desafios, o Pelt propõe a modernização e ampliação da malha rodoviária, o fortalecimento da infraestrutura portuária e hidroviária, além de investimentos em aeroportos para garantir maior fluxo logístico, buscando otimizar o transporte de mercadorias e passageiros, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico regional.
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