A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Tribunal de Justiça realizarão uma campanha para aumentar a emissão da nova carteira de identidade junto aos inscritos no Cadastro Único. Segundo levantamento do governo estadual, dos 2.159.871 inscritos no CadÚnico no Piauí, 80% ainda não possuem o novo documento de identidade.
A secretária da Sasc, Regina Sousa, e o juiz Ítalo Castro, do Tribunal de Justiça, se reuniram para discutir uma forma de aumentar o acesso dos inscritos no Cadastro Único ao novo documento de identidade. Regina Sousa disse que a missão do documento é gratuita, mas o que está dificultando às pessoas a terem acesso à nova Carteira de Identidade é a é necessidade da apresentação da Certidão de Nascimento atualizada.“ E esse documento nem sempre é gratuito”, explicou.
Regina Sousa informa que as pessoas podem obter a Certidão de Nascimento atualizada de forma gratuita e para isso é preciso que elas sejam informadas de como obter essa gratuidade. É nesse sentido que o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça vão se unir para fazer uma campanha de divulgação junto aos meios de comunicação informando que as pessoas inscritas no Cadastro Único podem ter acesso à certidão de nascimento atualizada, de forma gratuita, durante os trabalhos da Justiça Itinerante, que é realizada nos bairros de Teresina e no interior do Piauí. A campanha vai informar os locais e datas de atendimento do programa do Tribunal de Justiça do Piauí.
A Sasc vai fazer um levantamento no CadÚnico, para saber quais os municípios estão mais atrasados em relação à emissão da nova carteira de identidade. “ Queremos dar um impulso para que as pessoas, pelo menos os adultos, tenham a nova carteira de identidade.”