O Programa de Gestão Penitenciária (Gespen) do Maranhão conquistou o segundo lugar no prêmio de Boas Práticas do Brasil Central - Segurança Pública, iniciativa que reconhece projetos estaduais inovadores e eficientes desenvolvidos por servidores, no âmbito da segurança pública. A premiação foi entregue nesta quinta-feira (27), durante a 1ª Assembleia Geral de Governadores do Brasil Central (BrC) de 2025, realizada em Brasília (DF).
O secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade, representou o governador Carlos Brandão no evento. “É um momento de muita satisfação. O sistema penitenciário do Maranhão foi premiado com a iniciativa do Gespen, que é a gestão prisional, com a premiação em segurança pública”, comemora Andrade.
O prêmio de Boas Práticas do Brasil Central - Segurança Pública foi um dos destaques da programação da 1ª Assembleia Geral de Governadores do BrC, evento destinado ao planejamento e execução de políticas públicas integradas na região, composta pelos estados do Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal.
O Gespen do foi criado em 2015, no contexto de reestruturação da administração penitenciária do Maranhão, como uma ferramenta de gestão que monitora as ações efetivas realizadas nas Unidades Prisionais (UPs) com foco na segurança interna e externa e na humanização dos segmentos envolvidos. Com base em quatro eixos estruturantes: Administração, humanização, segurança e modernização - e com dados coletados mensalmente, o Gespen sistematiza informações que subsidiam decisões estratégicas, proporcionando uma visão abrangente da situação da administração penitenciária.
O programa oferece suporte e feedback para a própria gestão, sistematizando informações indispensáveis para a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia da gestão. Atualmente o Gespen conta com 50 indicadores e metas para cada uma das 46 unidades prisionais e 8 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no estado.
Na classificação geral do prêmio Boas Práticas BrC, o Maranhão ficou atrás apenas do projeto “Plataforma de Predição de Incêndios Florestais”, do governo do estado do Mato Grosso. Além do vencedor geral, foram eleitos os três melhores projetos de cada estado. A Seap conquistou outros dois lugares no pódio do prêmio de Boas Práticas 2024 – Segurança Pública na categoria regional: o programa “Rumo Certo” e o Fomento da Metodologia Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no Maranhão pelo Poder Executivo pelo Poder Executivo.
“É um momento de muita felicidade, demonstra o trabalho que a gente faz ao longo desses anos, e os resultados a cada ano aparecem cada vez mais. Hoje foi um dia de comemorar este momento”, ressaltou o secretário Murilo Andrade.
Durante a premiação foram homenageados os seguintes servidores estaduais da Seap que atuam no Gespen: Dany Silva Barbosa, Jonhy Moreno Abreu, Kelly Cristina Carvalho, Leticia Mariano Borges de Figueiredo, Mônica Maria de Faria Barros, Rafaele Araujo da Silva Matos e Rosalia Celeste Barros Ericeira.
Recondução do presidente do BrC e compra de helicópteros
A 1ª Assembleia Geral de Governadores do BrC de 2025 reuniu gestores das unidades federativas vinculadas ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, entidade pública interfederativa. Fora o Prêmio Boas Práticas, o evento também foi marcado pela cerimônia de posse para a recondução do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à presidência do Consórcio Brasil Central para o exercício de 2025.
A reunião do Consórcio BrC também contou com o lançamento de edital de licitação para compra compartilhada de helicópteros, para a modernização das frotas aéreas das forças de segurança pública e ampliação da capacidade operacional das polícias nos estados consorciados.