O próximo fim de semana será marcado pelo Carnaval e, pensado na segurança da população capixaba, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran| ES) traz dicas de condução segura para se divertir de forma consciente. O Órgão faz um alerta para a importância de obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assim como estar em dia com a manutenção, documentação do veículo e de nunca misturar bebida e direção.
Além do reforço da fiscalização dos órgãos de trânsito, o Detran|ES destaca que cada cidadão deve fazer a sua parte para um trânsito seguro para todos, seja o condutor, motociclista, ciclista, pedestre e até mesmo o carona. É preciso adotar comportamentos seguros e obedecer às regras de trânsito para que a festa não seja marcada por sinistros (acidentes) de trânsito e mortes na estrada.
Para os que vão passar o Carnaval nos blocos, shows e festas, é importante se atentar aos cuidados na hora da circulação pelas ruas e, ao atravessar, priorizar a faixa de pedestre. Aqueles que vão se deslocar com o veículo, seja em trajetos curtos ou em viagem mais longa, é importante se planejar e lembrar que a mistura de bebida e direção é proibida e coloca todos em risco. Caso precise, planeje quem será o motorista da rodada ou priorize o uso de transporte público e motoristas de aplicativos.
Check-list e orientações para uma viagem segura
Antes de pegar a estrada, fique atento à regularidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Confira se o documento está dentro do prazo de validade e se não há nenhum bloqueio ativo. A pontuação da CNH pode ser consultada no site do Detran| ES, neste link aqui .
Também é preciso verificar se o licenciamento do veículo está em dia. No aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o condutor pode ter a CNH e o CRLV-e no formato digital no smartphone ou tablet, facilitando o porte dos documentos. O boleto para pagamento do Licenciamento, assim como o CRLV eletrônico, devem ser impressos na área de Veículos do site do Detran|ES .
Atenção para o estado de conservação do veículo
Para evitar imprevistos nas viagens e garantir mais segurança, é preciso fazer a revisão do veículo para verificar a condição dos pneus, freios, alinhamento, sistema elétrico, limpador e para-brisa, óleo, motor e calibragem do veículo. É importante checar todos os itens obrigatórias do carro: o macaco, chave de roda e triângulo para sinalização, visando garantir que eles estarão disponíveis durante o trajeto.
Verifique também se os cintos de segurança estão disponíveis e em bom estado para todos os assentos do veículo, e não apenas para o motorista e carona.
Transporte adequado de crianças
Crianças exigem uma maior atenção do condutor, que deve acomodá-las de acordo com suas idades. Bebês de até um ano ou até 13 quilos devem ser transportados no banco traseiro do veículo no “bebê conforto ou conversível”, instalado de costas para o banco dianteiro. Já as crianças entre 1 e até 4 anos ou entre 9 e 18 quilos devem ficar na “cadeirinha”, com o cinto próprio no banco traseiro. Entre 4 e 7 anos e meio ou com até 1,45 metros de altura e peso entre 15 e 36 quilos devem utilizar um “assento de elevação”, com o cinto de segurança no banco de trás.
Já as crianças entre 7 anos e meio e 10 anos, com altura superior a 1,45 metros, devem utilizar apenas o cinto de segurança de três pontos no banco de trás. Lembre-se sempre de obedecer às recomendações do equipamento de retenção utilizado para garantir a segurança das crianças durante o passeio.
Atenção aos cuidados que devem ser tomados pelos motociclistas
O uso do capacete é obrigatório para o condutor e para o passageiro da motocicleta. É preciso certificar-se das condições do equipamento para que, em caso de acidentes, ele possa proteger o motociclista da melhor forma. O capacete deve estar afivelado ao queixo e com a viseira abaixada.
Também é importante o uso de roupas claras para facilitar a visualização do motociclista pelos outros condutores, e vestimentas de segurança, como, por exemplo, luvas, botas e jaquetas. Evite também os pontos cegos de visão dos automóveis e, mesmo durante o dia, circule com o farol aceso, sinalizando sempre suas manobras.
O cuidado com os cruzamentos é indispensável. Sempre pare e olhe antes de passar, e ocupe adequadamente seu espaço nas ruas. É preciso prestar atenção às condições da pista, se há areia, óleo, água, buraco, entre outros elementos que alteram a aderência do pneu ao solo. Não ande em ziguezague entre os veículos em movimento e ultrapasse somente pela esquerda.
Vale lembrar que apenas é permitido o transporte de um passageiro por vez; também é proibido transportar crianças menores de 10 anos de idade ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Leonardo Quarto / Zu Coelho / Fabricia Borges