Um homem foi preso preventivamente durante a operação “Fire Wall”, que visava desmantelar uma facção criminosa atuante em Moju, nesta quinta-feira (27).
Ele foi localizado em sua residência, no bairro Novo Horizonte, onde foram encontrados cinco aparelhos celulares e porções de substância análoga à maconha.
A prisão preventiva do suspeito foi decretada pela Vara Única de Moju. Ele foi transferido para o presídio de Abaetetuba e está à disposição da Justiça.
A operação tinha o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva, buscas e apreensões relacionadas a crimes de extorsão, incêndios criminosos e associação criminosa. Três membros do grupo não foram localizados, mas continuam sendo procurados pelas equipes policiais.
“As investigações apontam que a facção impôs uma ‘taxa de proteção criminosa’ a empresas provedoras de internet em Moju, forçando empresários a realizarem pagamentos ilícitos para evitar ataques aos seus bens. Quando uma das empresas se recusou a pagar, os criminosos incendiaram um de seus veículos e ameaçaram seus funcionários”, explica o delegado Brivaldo Alves.
O grupo também tentou incendiar outros veículos de empresas da região, reafirmando sua estratégia de intimidação.
As equipes policiais seguem as diligências para localizar os foragidos e desmantelar a organização criminosa. Informações que auxiliem o trabalho policial podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia, 181. O sigilo é garantido.