Quinta, 27 de Fevereiro de 2025
17°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Artistas se apresentam em homenagem ao Teatro Margarida Schivasappa

Show gratuito reuniu artistas de diferentes expressões culturais, na noite desta quarta-feira

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Pará
26/02/2025 às 23h50
Artistas se apresentam em homenagem ao Teatro Margarida Schivasappa
Foto: Ascom FCP

O Teatro Margarida Schivasappa completou 38 anos de espetáculos nesta quarta-feira, 26. A data foi celebrada com o público em programações gratuitas que foram de palestras a apresentações circenses que envolveram crianças e adultos.

A professora Rita Simone veio do bairro da Sacramenta para assistir ao espetáculo. “Eu adoro arte. Música, principalmente. Quando eu soube que teria esse show de graça, eu logo me programei para vir”, conta animada.

Rita estava acompanhada da amiga, Rogênia Tavares, que foi ao teatro por um motivo especial. “Eu fui uma cria do Curro Velho, aprendi muito naquele espaço e confesso que apesar de gostar de todos os artistas que vão se apresentar, foi o nome ‘Curro Velho’ no anúncio do show que me incentivou ainda mais a vir hoje. Tenho certeza que será muito emocionante quando eu ver as crianças no palco”, declara.

As crianças do Curro Velho, chamadas de “crias” se apresentaram em dois momentos da noite. No início, com a dança e no final com a música da ‘Bateria Danada’

História e existência- “Hoje, estamos festejando a data de criação deste espaço, porém sempre que o público vem prestigiar os artistas que aqui se apresentam estamos homenageando a história e a existência do Teatro Margarida Schivasappa”, destaca o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.

O presidente ressalta ainda a reforma pela qual o teatro passou e que trouxe importantes avanços estruturais, especialmente no que se refere à acessibilidade. “O espaço foi adaptado com a criação de áreas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e obesos, além da instalação de um elevador para facilitar o acesso ao segundo andar. Também foram realizadas melhorias como a troca de poltronas por modelos mais confortáveis e espaçosos, a troca do piso e a pintura de diversas áreas, internas e externas. Mudanças estruturais que possibilitam ao teatro receber espetáculos que contemplam música, dança, teatro e outras expressões artísticas, como as que se apresentaram nesta noite”, detalha Thiago Miranda.

O coordenador do Teatro Margarida Schivasappa, Olivar Barreto, também destacou a importância do espaço para a preservação e promoção da cultura da Amazônia. "O Teatro Margarida Schivasappa é um grande responsável por promover a cultura amazônica, com uma atenção especial à acessibilidade, inclusão e diversidade. Nesta noite, estamos celebrando com uma programação que une as mais variadas formas de arte", diz Barreto.

Homenagens -Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o das homenagens feitas aos artistas que recentemente deixaram o palco da vida. Mário Filé e Mário Zumba, que integravam o Grupo Experiência e os Palhaços Trovadores, respectivamente. Os artistas foram lembrados por meio de um vídeo que mostrou um pouco da vida dos atores fora dos palcos.

Artistas -Passaram pelo palco do Schivasappa os artistas: Pedro Bolha; Gabriel Silveira; Tajá Trio Musical; Olivar Barreto & Renato Torres & Dionelpho Jr; Palhaços Trovadores; Gigi Furtado; Tatiane Oliveira; Trio Cravo y Canela; Cia Volé de Dança, Eloi Iglesias, Marisa Black e as Crias do Curro Velho.

Aos 38 anos de funcionamento, o Teatro Margarida Schivasappa reafirma seu papel como referência cultural em Belém, promovendo arte e inclusão. Em sintonia com a missão da FCP, o espaço permanece como um dos principais palcos de fomento e difusão cultural no Estado, garantindo acesso democrático à cultura e valorizando a riqueza artística da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários