A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de Caruaru, por meio do Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH) e da Coordenação de Igualdade Étnico-Racial, está promovendo o cadastramento dos Povos de Terreiro. O objetivo da ação é mapear e valorizar as comunidades de matriz africana e afro-brasileira que atuam no município, fortalecendo políticas públicas inclusivas e o reconhecimento da diversidade religiosa e cultural.
O cadastro é voltado aos líderes religiosos e está disponível até o dia 17 de março de 2025, por meio de formulário online, acessível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYD_a6AHF1HRnDdqg5S_WQmiXaAswBEtlwAwuYkQ9_I1vaUA/viewform?usp=preview . A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome destaca que as informações serão mantidas em sigilo, respeitando as normas éticas.
“Nós buscamos nos aproximar cada vez mais das comunidades tradicionais da nossa cidade, daí a importância de instrumentalizar esse mapeamento, inicialmente para terreiros. É importante pontuarmos que esse movimento da gestão vem para estreitar e fortalecer um diálogo de construção coletiva, com o objetivo de combater o racismo em suas diversas estruturas a partir da garantia dos direitos”, destaca Petrucio Cruz, coordenador de Igualdade Racial do CIDH.
Em caso de dúvidas, os representantes de terreiros podem entrar em contato pelo telefone (81) 9.8384-4291 ou pelo e-mail igualdaderacial.cidh@gmail.com .