Quarta, 26 de Fevereiro de 2025
17°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Secult Itinerante roda dois mil quilômetros em duas semanas para debater com trabalhadores da cultura das 12 regionais de cultura

Foram mais de dois mil quilômetros percorridos ao longo de duas semanas. Doze cidades paraibanas visitadas, de doze regionais de cultura diferentes...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Paraíba
26/02/2025 às 17h30
Secult Itinerante roda dois mil quilômetros em duas semanas para debater com trabalhadores da cultura das 12 regionais de cultura
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Foram mais de dois mil quilômetros percorridos ao longo de duas semanas. Doze cidades paraibanas visitadas, de doze regionais de cultura diferentes, e quase mil pessoas mobilizadas de 197 municípios paraibanos. Esses são alguns dos números da Secult Itinerante, ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), que descentralizou as ações da pasta e permitiu que trabalhadoras e trabalhadores da cultura de toda a Paraíba pudessem tirar dúvidas e se informar melhor das políticas públicas, dos recursos e dos editais que serão disponibilizados neste e nos próximos anos.

Para além de todos esses dados, um total de 156 gestores municipais de cultura estiveram presentes nos encontros, o que equivale a uma adesão de quase 75% dos atuais secretários. O objetivo, como foi destacado desde o início da ação, era seguir com a política de maior democratização das informações e dos investimentos da cultura.

“A Secult Itinerante foi um sucesso total. Por onde passamos, mobilizamos as pessoas que fazem a cadeia produtiva da cultura da Paraíba. Diversos setores reunidos, pensando em conjunto formas de diversificar os investimentos e fomentar ainda mais a circulação de artistas paraibanos para se apresentar diante de outros públicos. Essa é uma marca da atual gestão que teve um novo momento com toda esta mobilização”, comemorou Pedro Santos, que é secretário de Estado da Cultura da Paraíba e idealizador da caravana.

Ele destacou também a importância de se aproximar das pessoas, dialogar mais de perto com quem nem sempre tem condições de ir até a sede da Secult-PB, em João Pessoa. “Como nem todo mundo pode ir na Secretaria, decidimos levar a Secretaria até esses artistas. Para dialogar sobre ações políticas para o setor cultural”, completou.

Em 2023, uma primeira caravana do tipo já tinha sido realizada, naquela época mais voltada à Lei Paulo Gustavo. Dois anos depois, a mobilização se repetiu, agora mais voltada à Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura.

Nos encontros deste ano, entrou na pauta também o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (Paar) para a cultura da Paraíba para os próximos quatro anos. A propósito, a perspectiva é que sejam investidos R$ 100 milhões em recursos para a cultura da Paraíba apenas neste ano, dobrando o que vinha sendo investido anualmente pela atual gestão estadual.

Os municípios de Campina Grande, Monteiro e Patos foram aqueles que reuniram o maior número de pessoas. A Secult Itinerante passou também por Guarabira, Cuité, Itabaiana, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha e João Pessoa. E reuniu pessoas desses e também de muitos outros municípios próximos.

Agora, o trabalho de descentralização continua com os birôs criativos, que já começaram a funcionar. São 22 polos espalhados em municípios de toda a Paraíba para tirar dúvidas, realizar inscrições e se informar das ações da Secult-PB. Uma estrutura foi montada com computadores e com a presença de produtores culturais para auxiliar as pessoas que tiverem dúvidas ou alguma demanda pendente.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários