Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Grajaú, participaram de uma visita técnica à Fazenda Agro Lauriuch para aprendizado sobre monitoramento de pragas e doenças agrícolas. A ação ocorreu no último sábado (22).
A atividade foi conduzida pelo professor Francisco Charles, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva e alinhada às demandas do setor agropecuário.
De acordo com o professor, a atividade foi estruturada em dois módulos. O primeiro abordou o monitoramento tradicional, com acompanhamento agronômico em campo e instrução do professor Joel Cabral. Já no segundo módulo, ocorrido no sábado, os alunos tiveram contato com técnicas modernas de monitoramento, utilizando tecnologias avançadas como o sensoriamento remoto.
Durante a visita, foram coletadas imagens por drone equipado com sensores, permitindo a análise da energia refletida pelas plantas em diferentes comprimentos de onda, como azul, vermelho, verde (padrão RGB) e infravermelho.
Dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de fazer o planejamento e execução de um plano de voo, no qual o drone sobrevoou a área de análise de forma automatizada para a coleta de dados. Essas informações foram posteriormente processadas em computador para identificar possíveis incidências de pragas e doenças, demonstrando a eficiência do uso de tecnologias no manejo agrícola.
“Qualquer atividade agrícola, do plantio à colheita, é extremamente prática. O conteúdo teórico é fundamental para o planejamento geral das atividades, mas a aplicação no campo é essencial para a assimilação e fixação do conhecimento. Esse tipo de experiência garante uma boa formação profissional”, destacou o professor Francisco Charles.
Sobre o ProfiTec
É um programa especial da Uema que foi lançado em 2019 e tem como objetivo promover a inclusão tecnológica de jovens e adultos maranhenses, atendendo às demandas específicas do mercado de trabalho. Os cursos ofertados são de nível superior, de menor duração, e funcionam nos fins de semana com aulas presenciais.