Educação Piauí
Estudantes da rede estadual conquistam 61 medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2024
Estudantes da rede estadual de educação brilharam na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2024, conquistando um total de 61 ...
21/02/2025 19h10
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Piauí

Estudantes da rede estadual de educação brilharam na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2024, conquistando um total de 61 medalhas, sendo 17 delas de premiação nacional e 44 estaduais.

Em âmbito estadual, os estudantes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) foram destaques com 13 medalhas de ouro, 10 de prata e 21 de bronze. Entre os alunos que conquistaram medalhas estaduais, 17 obtiveram reconhecimento no âmbito nacional, sendo 7 ouros, 2 pratas e 8 bronzes.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto positivo do projeto Seduc Olímpica, que tem impulsionado a participação dos estudantes piauienses em diversas competições de conhecimento. “Esse resultado reflete o empenho dos estudantes, a dedicação dos professores e o trabalho do Seduc Olímpica, que potencializa o talento dos nossos jovens”, ressaltou o secretário.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Conquistas nas turmas ITA/IME

Vinte alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, conquistaram medalhas, entre ouro, prata e bronze, em âmbito estadual e nacional.

Os estudantes Francisco Vinícius Machado Vieira, Francisco Yuri de Brito Vieira, Kayo Gustavo Lopes da Costa e Pedro Lucas Nascimento Santos fazem parte das Turmas ITA/IME Seduc, que têm como foco os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

A partir da nota nacional, os estudantes foram convidados a seguir o programa de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) de 2026.

Medalha de ouro, o jovem Francisco Yuri conquistou, pela primeira vez, a classificação para uma etapa internacional, desta vez em Física. “Sempre tive o sonho de participar de uma competição internacional, mas nunca tinha conseguido. Com as aulas na turma ITA/IME avancei muito e me sinto realizado por esta conquista”, disse.

Outro medalhista que celebra o ouro e a classificação para a seletiva é Francisco Vinícius. “Tenho certeza de que os professores vão me ajudar, assim como na OBFEP. Quero muito passar para a fase Internacional e, quem sabe, ganhar uma medalha lá. É um dos meus grandes objetivos”, afirmou.

Em sua estreia na OBFEP, Pedro Lucas não se surpreendeu ao conquistar o ouro e fala do apoio do pai. “A medalha de ouro foi a realização de um sonho. Tenho apoio do meu pai, que é professor e revisa os materiais de estudo, dos professores e dos meus colegas. A ajuda de todos foi essencial”, celebrou o estudante.