Com ações educativas e de busca ativa de casos de hanseníase, o Governo do Maranhão encerrou, nesta sexta-feira (31), o Janeiro Roxo, no Shopping da Criança, em São Luís (MA). Este ano, a campanha promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) teve como tema "Hanseníase de Janeiro a Janeiro: Prevenção o ano inteiro".
"Quando realizamos atividades voltadas para menores de 15 anos é porque há a possibilidade de um adulto, que chamamos de 'paciente fonte', contaminar a criança ou adolescente. A hanseníase pode demorar de 5 a 10 anos para manifestar sintomas, como manchas na pele. Por isso, nossa programação esteve presente em vários locais, e lembramos que nossas unidades de referência, como os Hospitais Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa, mantêm atendimento contínuo", ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Hanseníase e Tuberculose da SES, Magela Santos.
As equipes técnicas orientaram o público sobre a prevenção e diagnóstico da hanseníase, distribuíram panfletos educativos e utilizaram álbuns seriados com personagens infantis para chamar a atenção das crianças. Um consultório foi especialmente montado para realizar os atendimentos de busca ativa de casos. A ação contou com equipes do Ambulatório Especializado do Hospital Genésio Rêgo – unidade de referência para o tratamento da doença na rede estadual.
Carla da Silva, 22 anos, levou a filha Maria Valentina, de 2 anos, para ser atendida no Shopping da Criança. "Trouxe ela para fazer uns exames e aproveitei a oportunidade para consultá-la. Ela está com algumas coceiras e, às vezes, a gente acaba deixando passar. Devemos procurar ajuda logo para saber o que está acontecendo. Achei a iniciativa muito boa", disse.
A pescadora Laurina Cardoso, de 35 anos, acompanhou o filho Lenilson Belfort, de 8 anos. "Vim por outro motivo, pois ele vai fazer um exame, mas é sempre bom aproveitar para prevenir. Mesmo que a gente não perceba, pode surgir um problema grave. Achei essa iniciativa muito importante", comentou.
A coordenadora do Shopping da Criança, Camila Mendes, destacou a relevância de incluir o público da unidade na campanha. "Atendemos crianças de 0 a 12 anos, e acho fundamental que mães e responsáveis saibam o que é a hanseníase, para desmistificar a doença, entender que há tratamento e saber onde procurar ajuda", pontuou.
A Campanha Janeiro Roxo mobilizou os 217 municípios do Maranhão para conscientizar comunidades, profissionais de saúde e educação sobre a importância da detecção precoce, do diagnóstico e do tratamento da hanseníase, além de desmistificar preconceitos e proteger a saúde.
Sobre a doença
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e transmissível, que afeta a pele, os nervos periféricos, os olhos e a mucosa nasal.