Sexta, 31 de Janeiro de 2025
18°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Agilidade e praticidade para o cidadão: vários serviços do Estado podem ser pagos via pix

Do Detran à Receita Estadual, diversos serviços aceitam a praticidade do pix, acompanhando a evolução dos meios de pagamento. O pix trouxe muita p...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Paraná
31/01/2025 às 19h40
Agilidade e praticidade para o cidadão: vários serviços do Estado podem ser pagos via pix
Foto: Amanda Koiv/Celepar

Criado em 2020 pelo Banco Central, o pix se tornou uma opção de pagamento essencial no cotidiano dos brasileiros. Alinhados a essa inovação, a Celepar e o Estado do Paraná modernizaram seus serviços para integrar essa tecnologia. Abaixo, conheça alguns serviços estaduais que agora aceitam pagamento via pix.

Serviços rápidos da Receita Estadual

Desenvolvido pela Celepar e lançado no início de 2023 pela Secretaria da Fazenda e o Fisco Estadual, o aplicativo oferece diversas funcionalidades que simplificam e agilizam os serviços fiscais estaduais.

Entre as funcionalidades disponíveis, destacam-se a consulta ao calendário e informações detalhadas sobre débitos do IPVA; o parcelamento do imposto, inclusive com opção de pagamento via cartão de crédito; a consulta ao Cadastro Informativo Estadual (Cadin), que relaciona pendências com o Estado; e a emissão de guias de recolhimento (GRPR) para o IPVA ou dívida ativa, com opção de pagamento via pix, disponível desde 2021.

Emissão de licenças de transporte, multas de trânsito, faixas de domínio e Autorizações Especiais de Trânsito (AET)

Em 2024, a Celepar, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), lançou uma nova forma de pagamento, via pix, que agiliza a liberação de licenças e multas.

Com a atualização, as solicitações começam a ser processadas em minutos, um avanço significativo em relação ao prazo anterior de pelo menos um dia útil para pagamentos via boleto. As Autorizações Especiais de Trânsito (AET) são emitidas pelo DER/PR, por meio do site do DER ou Portal AET.

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e)

O CRLV-e, em formato digital, é emitido em até 15 minutos após a confirmação do pagamento, desde que não haja outros débitos. Desde 2022, o pagamento pode ser feito via pix para alguns serviços, agilizando ainda mais o processo. O documento está disponível no portal do Detran-PR, Detran Inteligente (desenvolvidos pela Celepar) e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android ou IOS.

Licenças para abertura de empresas

Em 2021, a atualização do Sistema de Vigilância Sanitária (SIEVISA) integrou o sistema ao Empresa Fácil, permitindo a renovação automática de licenças. O sistema do Corpo de Bombeiros também foi integrado ao Empresa Fácil, garantindo isenções automáticas para MEIs.

Emissão de certidões do IAT

Em 2024, a Celepar atualizou o sistema desenvolvido para o Instituto Água e Terra (IAT), permitindo o pagamento via pix para a emissão de certidões.

A mudança agiliza a validação do pagamento e a emissão de certidões, como as de ausência de débitos ambientais, Licenciamento Ambiental, Certificado de Registro no Sistema Estadual de Reposição Florestal Obrigatória e certificados de fiscalização.

Guia de acidentes sem feridos

Em 2022, o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU), iniciativa da Celepar e da Polícia Militar do Paraná, passou a aceitar pagamento via pix.

A modalidade facilita o pagamento, independentemente do banco do cidadão, e dispensa o deslocamento a uma agência bancária.

Além disso, a iniciativa dispensa o deslocamento a uma delegacia, pois acidentes sem feridos podem ser registrados online pelo site.

GOLPES– O pix trouxe muita praticidade para o dia a dia, mas é fundamental tomar alguns cuidados para evitar cair em golpes. Para garantir a segurança das suas transações, siga estas dicas:

  • Links e mensagens suspeitas: jamais clique em links ou abra anexos de remetentes desconhecidos ou que ofereçam vantagens exageradas relacionadas ao pix. Ignore mensagens com erros de português ou pedidos urgentes de transferência
  • Cadastro de chaves pix: cadastre suas chaves exclusivamente no aplicativo oficial do seu banco. Não use links externos ou fornecidos por terceiros.
  • Pagamentos para desconhecidos: dê preferência à chave aleatória (EVP) para pagamentos a pessoas ou empresas que você não conhece.
  • Verificação do QR Code: confirme sempre a origem do QR Code antes de escanear. Desconfie de QR Codes em locais públicos ou recebidos por mensagens suspeitas.
  • Conferência dos dados do destinatário: confira atentamente o nome, CPF/CNPJ ou a chave pix do destinatário antes de confirmar a transação.
  • Segurança extra: ative a autenticação em dois fatores no seu aplicativo bancário e mantenha-o sempre atualizado.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários