A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está realizando, até hoje (31), o Curso de Aperfeiçoamento em Ações Policiais Operacionais Urbanas. A capacitação tem como objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais de segurança, promovendo o alinhamento de procedimentos e uma comunicação mais eficiente entre as corporações, garantindo a segurança tanto dos agentes quanto da sociedade. O curso conta com uma carga horária total de 50 horas/aula.
A coordenadora do curso, Janaina Pereira Rodrigues, destaca a importância das capacitações integradas promovidas pela Aesp/CE. “O curso visa proporcionar uma ação mais coordenada dos agentes de segurança no teatro operacional. A iniciativa fortalece a capacitação conjunta entre as forças de segurança, buscando uma atuação mais eficaz e harmônica no combate à criminalidade em Fortaleza”, afirma.
Ao longo do curso estão sendo apresentadas técnicas de abordagem pessoal e veicular, planejamento e execução de patrulhamento urbano, atendimento pré-hospitalar tático, entre outras temáticas relevantes. A iniciativa busca atualizar e aprimorar a formação em segurança pública, alinhando-se às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional e da Matriz Curricular Nacional.
O 1º Tenente QOAPM Daniel Gleudson Bandeira Lima, lotado na 5ª CIPM e 4ª CRPM, na cidade de Icó, é um dos alunos do curso e enfatiza a importância da integração entre as forças policiais. “A capacitação reúne policiais civis e militares, promovendo uma interação essencial. Estamos desenvolvendo e aprendendo, ao mesmo tempo, sobre diversas situações enfrentadas por ambas as corporações. Essa troca de experiências é fundamental, pois reflete diretamente na nossa atuação diária”, destacou.
Segundo o tenente, o curso abrange diversas situações enfrentadas pelos agentes de segurança. “É uma capacitação extremamente benéfica para as corporações, sejam elas militares ou civis. Acredito que, futuramente, o Corpo de Bombeiros e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também possam integrar essas formações, pois todas essas instituições têm um objetivo comum: garantir a segurança pública”, pontuou.
Participam da capacitação 25 profissionais das Forças de Segurança Pública do Ceará – civis e militares -. A iniciativa reforça o compromisso da Aesp/CE em oferecer formação contínua e de qualidade, promovendo a cooperação entre as instituições e garantindo uma atuação mais eficiente e integrada no combate à criminalidade.
A Oficial Investigadora de Polícia, Juliana Oliveira Monteiro Braga, lotada no Gabinete do Delegado-Geral da PCCE, destacou a relevância do treinamento integrado para a qualificação policial “É essencial compreender as especificidades da Polícia Militar e da Polícia Civil para aprimorar técnicas e padronizar procedimentos. Esse treinamento integrado é muito benéfico para quem trabalha na linha de frente, pois permite que aprendamos com as práticas uns dos outros e aperfeiçoemos nossas habilidades”, concluiu. Com 12 anos de experiência, ela ressalta que cada capacitação fortalece a segurança dos agentes em campo.