O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial, a homologação da licitação para a primeira fase da obra de requalificação da Orla de Pontal do Paraná, no Litoral. O vencedor foi o Consórcio Orla de Pontal, que venceu a disputa, na modalidade menor preço, com outras três empresas e vai investir R$ 34,5 milhões no projeto. A primeira fase compreende 3,66 quilômetros de extensão, entre os balneários de Monções e Canoas.
As demais concorrentes têm um prazo de sete dias para entrar com recurso e, caso não haja contestações, será assinado o contrato com a empresa vencedora. A licitação foi realizada pelo Instituo Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com o objetivo de contratar a empresa especializada em arquitetura e engenharia, que será responsável tanto pela elaboração dos projetos básico e executivo e também pela execução das obras.
As primeiras licenças ambientais necessárias para o início das obras já foram emitidas pelo IAT, que também está analisando a documentação para a emissão da Licença de Instalação. O pré-projeto da obra foi elaborado pela Paraná Projetos, serviço autônomo ligado à Secretaria do Planejamento.
Paraná Mais Cidades: Estado promove em fevereiro evento técnico para as 399 prefeituras
31 mil vagas: indústria do Paraná é segunda que mais gerou empregos em 2024
As melhorias envolvem novo calçamento, pista para corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer. Além deste viés esportivo e de laze. Estão previstas opções de acessibilidade, como sinalizações, passarelas para pedestres e demais dispositivos. Está em planejamento, ainda, a modernização do Molhe e Guia de Corrente, que ficam na desembocadura do Canal Artificial do DNOS em Pontal do Sul.
TRABALHO CONTÍNUO –O projeto de requalificação da Orla de Pontal do Paraná faz parte de uma série de obras do Governo do Estado para modernizar o Litoral paranaense. Os projetos já contam com aporte de mais de R$ 1 bilhão desde 2019.
Os investimentos incluem a nova Orla de Matinhos , a Ponte de Guaratuba e obras de duplicação das estradas entre Garuva e Guaratuba e de Matinhos a Praia de Leste, sem contar outras concessões rodoviárias com trechos em Paranaguá.