A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto, responsável pela Alimentação Escolar na rede municipal de ensino, com apoio da Secretaria de Educação, promove treinamento de mais de 500 merendeiras que vão atuar nas creches e nas escolas a partir do dia 4 de fevereiro, quando começa o ano letivo de 2025.
A nutricionista Elizandra Bonin é a responsável técnica pela missão e explica o que está sendo tratado: “O treinamento abordas as boas práticas de manipulação, com todas as etapas que envolvem a merenda e os procedimentos da rotina diária no preparo das refeições”.
O foco é pra garantir alimentação de qualidade e suficientes para as mais de 38 mil crianças matriculadas na rede. A capacitação é ministrada pela nutricionista Laís Maião, representante da empresa responsável pelas 425 preparadoras que atenderão nas unidades escolares.
“Falamos da coleta de amostras dos alimentos recebidos, controle de estoque, quantidades de porções adequadas, limpeza e higienização dos utensílios, manejo de aleitamento materno, introdução alimentar, alimentação especial para crianças com condições diferenciadas e outras demandas do cotidiano nas cozinhas escolares”, completa.
O treinamento das merendeiras é realizado no auditório do Parque Tecnológico nesta sexta-feira, 31/1, nos períodos da manhã e tarde.
No dia 24 de janeiro, outras 90 merendeiras que atendem em projetos de contraturno nas entidades parceiras da Prefeitura também participaram da capacitação com mesmo conteúdo.