Sábado, 01 de Fevereiro de 2025
17°C 21°C
Brasília, DF
Publicidade

Primeira semana do 4º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem mobiliza 10 unidades regionais

O 4º Ciclo Formativo fortalece a formação continuada dos profissionais da educação, e aborda estratégias que promovem a qualificação do trabalho pe...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
24/01/2025 às 22h50
Primeira semana do 4º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem mobiliza 10 unidades regionais
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A primeira semana do 4º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto pela Aprendizagem passou por dez Unidades Regionais de Educação (URE) e reuniu 91 municípios para discutir e compartilhar práticas pedagógicas relacionadas à educação infantil, alfabetização, gestão escolar e recomposição da aprendizagem.

O 4º Ciclo Formativo teve início no último dia 20 e já passou pelas regionais de Balsas, São João dos Patos, Timon, Caxias, Barra do Corda, Presidente Dutra, Codó, Pedreiras, Lago da Pedra e Bacabal. As equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irão percorrer até o dia 31 de janeiro todas as 20 Unidades Regionais de Educação do estado. 

Para fortalecer a formação continuada dos profissionais da educação, o Ciclo Formativo aborda estratégias que promovem a qualificação do trabalho pedagógico e ampliam a capacidade das redes de ensino em enfrentar os desafios educacionais. Participam das atividades educadores de creches e pré-escolas, professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, além de gestores das redes municipal e estadual de ensino.

“Os Ciclos Formativos são uma expressão do nosso compromisso com a qualidade da educação em todas as regiões do estado. Eles permitem que gestores, professores e demais profissionais da educação compartilhem experiências e construam soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos diariamente nas salas de aula. Além, é claro das gestões municipais, nas figuras dos secretários de educação e prefeitos. O foco na formação continuada reforça o nosso objetivo de garantir a alfabetização plena das crianças e uma educação infantil mais robusta e inclusiva”, destacou a secretária de Educação, Jandira Dias.

Para a professora, Ana Patrícia Sampaio, do município de Barra do Corda, a realização dos ciclos formativos tem agregado conhecimento e novas possibilidades para quem vive o dia a dia nas escolas. “Enquanto professores que somos, essas formações continuadas vêm fortalecer a nossa prática no chão da escola. Então é mais uma oportunidade de levarmos para sala de aula práticas que inovem, façam a diferença no nosso cotidiano”, afirmou.  

A gestora da URE de Caxias, Lacy Assunção, destacou a importância de um encontro como esse, onde se reúnem atores importantes que gerenciam e norteiam os caminhos da educação nos municípios. “Além de toda formação, troca de experiências que um evento como esse nos proporciona, nós reunimos os seis municípios que compõem nossa regional, com os secretários municipais de educação e prefeitos, para unir laços e alinhar as ações pelo fortalecimento da educação.”

Fórum Regional com os(as) Secretários(as) de Educação
Paralelamente ao Ciclo Formativo, a programação incluiu o 1º Fórum Regional com os(as) Secretários(as) de Educação. Esta agenda técnica tem o foco voltado, também, para a capacitação dos secretários municipais de educação para o monitoramento de indicadores e a implementação eficaz das políticas educacionais locais. O espaço foi criado para que os gestores troquem experiências e aprimorem estratégias voltadas para a melhoria do ensino.

A professora Cicy, prefeita de Conceição de Lago Açu, já ocupou o cargo de secretária de educação do município e marcou presença no fórum realizado na URE de Bacabal. A prefeita compartilhou as experiências enquanto secretária de educação e convidou os demais prefeitos presentes a investirem mais nas secretarias de educação municipais. “O município de Conceição de Lago Açu pode contar, hoje enquanto prefeita, com o mesmo empenho e entrega de quando era secretária de educação. Sou professora e a educação terá todo o meu apoio para revolucionar. E peço aos meus colegas prefeitos que apoiem os seus secretários municipais, deem oportunidade a eles de fazerem um bom trabalho”, disse.

O Pacto pela Aprendizagem
O Pacto pela Aprendizagem é uma política pública voltada para a melhoria da qualidade da educação básica e para a garantia da alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Com o apoio técnico e financeiro do governo federal, o programa busca reduzir desigualdades educacionais e fortalecer a educação pública em todo o país.

No Maranhão, o programa tem ganhado força por meio da articulação de diversas redes de ensino, em regime de colaboração, com o objetivo de transformar a realidade educacional no estado. O trabalho desenvolvido tem priorizado ações formativas para professores, suporte técnico para as redes municipais e distribuição de materiais pedagógicos, alcançando todas as regiões do estado.

A Superintendente de Rede e Planejamento e Regime de Colaboração, Rosângela Rodrigues, reforça o compromisso do Maranhão com a alfabetização das crianças. "O Pacto pela Aprendizagem promove ações pelo Maranhão inteiro, ações formativas que chegam até o professor. Esse professor é o alfabetizador, aquele que está junto das crianças, apoiando as crianças para que elas tenham os melhores resultados e sejam plenamente alfabetizadas. Fazemos essas ações em regime de colaboração com todas as redes e com o apoio do governo federal, via Ministério da Educação, pelo compromisso nacional da criança alfabetizada. Percorremos os quatro cantos do estado, através das 20 UREs, distribuindo material didático, dando suporte aos professores e formação dos nossos técnicos."

Com um esforço concentrado nas 20 Unidades Regionais de Educação (UREs), o Pacto pela Aprendizagem no Maranhão não é apenas uma política, mas um compromisso real com a formação das crianças, assegurando que o direito à educação seja plenamente garantido em cada sala de aula do estado.

Confira o calendário por URE:
* Imperatriz: 27 a 29 de janeiro
* Açailândia: 27 a 29 de janeiro
* Santa Inês: 28 a 30 de janeiro
* Zé Doca: 28 a 30 de janeiro
* Pinheiro: 29 a 31 de janeiro
* Viana: 29 a 31 de janeiro
* Itapecuru: 30 a 31 de janeiro
* Chapadinha: 30 a 31 de janeiro
* Rosário: 30 a 31 de janeiro
* São Luís: 29 a 31 de janeiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários