Geral Verão Maior Paraná
Em Marilena, Estado visita atrativos para mostrar importância do Cadastur
Entre distribuição de materiais e orientações, acadêmicos e profissionais que trabalham na temporada têm realizado abordagens com empresas ligadas...
23/01/2025 19h10
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Paraná

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial, tem promovido diversas ações referentes ao Cadastur – sistema do Ministério do Turismo que organiza as empresas do setor – durante o Verão Maior Paraná, tanto no Litoral do Estado quanto nas praias de água doce da região Noroeste. Entre distribuição de materiais e orientações, acadêmicos e profissionais que trabalham na temporada têm realizado abordagens com empresas ligadas ao ramo, apresentando a importância do registro atualizado no sistema.

Nesta quinta-feira (23) foi a vez de Marilena, na região Noroeste, receber novas abordagens, com visitas a empresas localizadas no Porto Maringá e no centro do município. As ações são fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Marilena, que resultou em 12 visitas a empreendimentos, propondo abordagens explicativas sobre a plataforma.

“O turismo é feito, sobretudo, pela iniciativa privada, e os empreendedores precisam entender que a atividade tem um grande impacto na economia, gerando emprego, renda e pagando as despesas, e para isso acontecer de forma organizada, é preciso do Cadastur”, afirma o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

“Estamos trabalhando de maneira efetiva, fomentando a prestação de serviços com qualidade no setor do Estado, para mostrar como o turismo regularizado é fundamental aos negócios. A expectativa é que, ao longo deste ano de 2025, e na próxima edição do Verão Maior Paraná, os turistas tenham ainda mais estabelecimentos e atividades registradas, para curtirem o maior verão gratuito do Brasil com ainda mais qualidade e segurança”, acrescenta.

ATUAÇÃO– A equipe que participa do Verão Maior Paraná visitou empreendimentos ligados ao turismo, como pousadas, restaurantes, espaços de lazer e marinas, além de empresas ligadas à realização e promoção de eventos. A iniciativa incluiu, também, o mapeamento turístico da região, com foco em locais que prestam serviços obrigatórios e opcionais – dentro das diretrizes do Cadastur.

Regis Scotta, secretário do Turismo de Marilena, agradeceu ao Estado pela iniciativa, reforçando que o Cadastur ajuda a fortalecer o setor. “A equipe do Verão Maior tem nos ajudado muito, principalmente com essas ações que envolvem o Cadastur, importante para melhorar a qualidade dos atrativos de nosso município. Essa ação tem sido importante, ajudando a incluir novos serviços no mapa do turismo e divulgando os empreendimentos locais aos visitantes”, afirma.

Durante a ação, foram visitados estabelecimentos como marinas, pousadas, restaurantes, espaços de lazer e empresas de eventos, reforçando a importância do cadastro para regularização e fortalecimento do turismo local.

“A equipe agradece a receptividade dos empreendedores que participaram dessa iniciativa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo em Marilena”, afirma Maria Carolina Gonçalves, coordenadora do Posto Porto Maringá/Marilena, no Verão Maior Paraná.

CADASTUR– O Cadastur organiza os prestadores de serviços turísticos do Brasil, também servindo como fonte de pesquisa por viajantes, que podem buscar por empreendimentos e profissionais registrados. Uma empresa registrada consta na base de dados do Ministério do Turismo e de representantes estaduais do setor, tendo autorização para desempenhar suas atividades e transmitindo mais credibilidade aos turistas quando buscam a contratação de um serviço.

Opcional para algumas empresas e profissionais, como restaurantes e locadoras de veículos, o registro no Cadastur é obrigatório para acampamentos, parques temáticos, agências de turismo, guias de turismo, organizadoras de eventos, meios de hospedagem e transportadoras turísticas.

O cadastro atualizado também dá acesso a benefícios junto ao governo federal, como financiamentos em bancos oficiais, possibilidade de participação em feiras, eventos e programas de qualificação de mão de obra.

A Secretaria do Turismo também elaborou uma cartilha, com informações, requisitos e maiores orientações aos empreendedores e profissionais do setor a respeito dos benefícios do registro. Acesse o material AQUI .