Nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou mais uma entrega de equipamentos eletrônicos para diversos centros socioeducativos e casas de acolhimento no Piauí. A iniciativa busca proporcionar melhorias na infraestrutura desses espaços e reforçar a qualidade dos serviços oferecidos às pessoas atendidas.
Os equipamentos foram destinados à Casa de Abrigo Vila do Ancião, Centro Educacional Feminino (CEF), Centro Educacional Masculino (CEM), Abrigo São José, Lar da Criança, Casa Abrigo Mulher Viva, Complexo de Defesa da Cidadania (CDC) e Casa de Passagem. Entre os itens entregues, estão 48 computadores, dez impressoras, quatro estabilizadores de 500VA, 32 estabilizadores de 1000VA, 11 notebooks, oito projetores e quatro nobreaks. Essa é a segunda etapa da ação, que entregou materiais de cozinha na primeira.
Na Casa Abrigo Mulher Viva, que acolhe vítimas de violência doméstica, a entrega dos materiais marca um novo momento para a unidade, como ressaltou Marilene Alves, coordenadora do espaço. "Estávamos há muitos anos com carências estruturais e de equipamentos. Hoje, além dos computadores, temos um quadro de funcionários completo e uma unidade totalmente reformada, com espaços ampliados, como brinquedoteca, refeitório e quartos. Essas mudanças são fundamentais para garantir a dignidade e o atendimento adequado às mulheres e crianças acolhidas", afirmou.
Outro local beneficiado foi a Vila do Ancião, que atende idosos em situação de vulnerabilidade. Venância Rodrigues, que coordena a casa de acolhimento, reforçou os avanços estruturais. "Agora, os idosos têm uma casa segura, com barras de proteção, piso tátil e melhorias nos banheiros. Houve um aumento no número de profissionais e estamos implantando atendimento médico digital, o que é uma inovação. A entrega dos computadores soma ainda mais para que possamos atender melhor", comentou.