A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará presente no Verão Sergipe 2025. Durante o evento, serão realizadas ações preventivas por meio do Programa IST/Aids para a conscientização contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), fiscalização de alimentos pela Vigilância Sanitária Estadual, além da assistência pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) que estará de prontidão.
A celeridade e eficiência da assistência pré-hospitalar são indispensáveis para atender eventuais ocorrências. Por isso, a festa contará com as equipes do Samu 192 Sergipe que estarão à disposição com cerca de 12 profissionais, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores para garantir a assistência aos foliões. No evento, haverá um Posto Médico Avançado composto por nove leitos, sendo quatro leitos de observação com macas, quatro leitos de observação com poltronas e um leito de estabilização.
Além disso, a Unidade de Suporte Avançado (USA) também estará a postos, bem como a Central de Regulação de Urgências (CRU), que irá ficar em canal prioritário para o atendimento em situações de urgência e emergência. Já o Posto Médico Avançado estará à disposição em todo o evento para os eventos esportivos do dia e shows à noite, garantindo rapidez e eficiência na assistência à saúde do público.
Conscientização
Em decorrência da baixa procura por preservativos no país, a Saúde tem intensificado as ações de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Para conscientizar os foliões do Verão Sergipe, o programa IST/Aids distribuirá preservativos femininos e masculinos, bem como folhetos informativos, destacando a importância da camisinha durante as relações sexuais.
A referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, ressaltou a importância como um momento estratégico para as ações de prevenção. “É uma grande festa que também abrange a parte esportiva. Esse ano, os atletas receberão o kit esportivo junto de camisinha, gel lubrificante e folheto informativo. Além disso, a nossa equipe estará tirando dúvidas e incentivando o uso do preservativo para prevenção”, disse ele.
Fiscalização de alimentos
A Vigilância Sanitária Estadual estará mobilizada e atuante para garantir a segurança alimentar no espaço da festa. O trabalho é preventivo e educativo, com a distribuição de material informativo sobre o manuseio de alimentos, e tem o objetivo de verificar as condições necessárias para um bom funcionamento dos estabelecimentos, a fim de evitar danos à saúde pública no que diz respeito ao consumo de alimentos manipulados.
O coordenador da Vigilância Sanitária Estadual, Ávio Britto, destacou a importância da orientação aos comerciantes. “Mais uma vez temos as nossas equipes envolvidas nas ações do Verão Sergipe. É um trabalho preventivo para que a segurança alimentar esteja adequada aos frequentadores do evento. Por isso, analisamos os alimentos usados e armazenados para não haver uma contaminação cruzada, além de verificar se os manipuladores estão uniformizados, garantindo um fornecimento de alimentos próprio para consumo visando o bem-estar da população”, explicou.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com patrocínio do Banese Card e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e apoio das prefeituras de Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda, Estância, e da Energisa.