A rede estadual da Paraíba foi destaque na 13ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU), que foi realizado durante o ano de 2024 e o resultado foi divulgado nesta segunda-feira (20). A estudante Maria Vitória Dias de Oliveira, da EEEF Calula Leite, localizada na cidade de Conceição, na 7ª GRE, foi premiada com Melhor Redação na Categoria 6º ano do Ensino Fundamental.
Na Paraíba, a ACI Tercílio Teixeira da Cruz, localizada em Tacima, na 2ª GRE e a ECIT Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada em Rio Tinto, na 14ª GRE, foram premiadas na categoria Escola Cidadã que avalia o engajamento da comunidade escolar em atividades relacionadas ao tema do concurso e também o envio do plano de mobilização comprovando que houve destaque no engajamento, com metodologias inovadoras. Para tanto, enviam vídeo, fotos, relatos, frequências para avaliação da comissão nacional.
Cada uma dessas escolas receberá um certificado de reconhecimento e um notebook As premiações serão entregues até o mês de abril de 2025 pela representação da CGU em cada estado, em data a ser combinada com os vencedores. O objetivo desta edição foi promover a reflexão sobre ética, cidadania e controle social entre estudantes e educadores, com o tema:"Cidadania Digital: Acesso e Educação para a Democracia". No total, 1970 escolas participaram do concurso e 289.467 estudantes foram mobilizados e realizaram algum tipo de atividade proposta pela escola e se inscreveram.
Os professores de Língua Portuguesa Eduardo Fernandes e Edna Nascimento Calixto, da ECIT Professor Luiz Gonzaga Burity, junto com a gestão escolar, representada pela gestora Regina Coelly, elaboraram um Plano de Mobilização para que o tema fosse amplamente discutido com os estudantes por meio de atividades como rodas de conversa, debates, aulões de redação, oficinas de leitura e produção textual, atendimento individualizado para escrita e reescrita de redação, entre outras atividades. “Como resultado de tanto empenho, o Plano de Mobilização da ECIT Burity foi selecionado como um dos 27 melhores do país neste concurso da CGU”, ressalta o professor Eduardo Fernandes.
De acordo com a professora de português Jhoanny Kelly Severo de Souza, a participar do concurso foi um processo longo, porém prazeroso e que exigiu muito esforço e dedicação. “Nós da Escola Calula Leite estamos muito felizes e honrados com o resultado da nossa querida aluna Maria Vitória”, destaca. Segundo a professora a preparação se deu através de oficinas pedagógicas para trabalhar a redação com os estudantes que também pesquisaram e estudaram sobre o tema. Em seguida realizara a etapa das produções e revisões dos textos desenvolvidos.
“Iniciativas como esse concurso da CGU despertam e incentivam o exercício da escrita em nossos estudantes”, considera a professora. “É uma oportunidade de refletir sobre a realidade e contribuir com ideias que sejam relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e também garantir a participação ativa de nossos estudantes nesse processo”, completa.