Cidades Rio Preto - SP
Janeiro Brasileiro da Comédia traz sessões com acessibilidade
Algumas apresentações terão recurso de libras e uma terá também audiodescrição como ação de inclusão social
21/01/2025 20h00
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

O Janeiro Brasileiro da Comédia 2025 que começa nesta terça-feira, dia 21/1, e vai até o dia 30/1, terá três sessões com acessibilidade ampliada com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e uma delas com audiodescrição. 

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social. 

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas com deficiência visual, idosos, pessoas disléxicas ou com deficiência intelectual possam ter acesso a conteúdos. 

A entrada é gratuita e nas sessões que acontecem no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, o público poderá contribuir voluntariamente com o Fundo Social de Solidariedade, levando 1kg de alimento não perecível. 

Confira a programação completa do JBC no site: riopreto.sp.gov.br/2025jbc e, abaixo, as sessões que terão recursos de acessibilidade.

ESPETÁCULOS COM ACESSIBILIDADE - JBC 2025Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto Grátis. Distribuição de ingressos 30 minutos antes no local

*Dia 21, terça, 19h30 – Abertura e espetáculo – LIBRAS - 14 anos*Na Lona de BenjamimColetivo Catappum! - São Paulo / SPUma trupe de palhaçaria viaja no tempo/espaço remendando histórias em busca da herança do multiartista negro Benjamim de Oliveira (1870-1954). No caminho, encontra uma velha lona de circo onde existe um morador desmemoriado. Com samba, música do congado mineiro, folia de reis, mágica, número cômico, teatro de revista, radionovela e melodrama, esses artistas costuram as memórias do circo-teatro brasileiro para combater o surto de desmemória aguda. A peça é de 2024 e o Cattappum! existe desde 2015.

*Dia 24, sexta, 15h – Espetáculo Circomuns – LIBRAS E AUDIODESCRIÇÃO - Livre*CircomunsColetivo Circo Teatro Palombar - São Paulo / SPO espetáculo traça um paralelo entre a vida cotidiana de moradores de periferias e o universo do circo contemporâneo. Une histórias de estudantes, motoboys, artistas de rua, eletricistas e demais trabalhadores que enfrentam dificuldades da vida com coragem, criatividade e boa dose de poesia. As culturas urbanas são celebradas por meio da “pixação” e dos elementos do hip-hop. Estreou em 2021. Já o Palombar nasceu em 2012, em Cidade Tiradentes, bairro da capital, orientado pelo Circo Social.

*Dia 26, domingo, 19h – Espetáculo BOM DIA, GRUPO! – LIBRAS - 14 anos*BOM DIA, GRUPO!Grupo Antropofocus - Curitiba / SPConta a história de Karen, uma mãe que acolhe o filho recém-divorciado e, durante uma ligação pelo WhatsApp, cai em golpe de sequestro. Mesmo com o filho a seu lado, ela não consegue distinguir o que é real e o que é "fake". Sim, é baseado em pessoas reais. A sátira sobre os excessos no uso da tecnologia estreou em 2024. Desde 2000, o Antropofoccus investiga paradigmas da comédia comercial (a falsa necessidade de apelação gratuita para atrair o público) e vê a improvisação como técnica de criação.