A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou um encontro formativo para agricultores familiares e produtores que integram o sistema de abastecimento das escolas públicas estaduais. Ocorrido no auditório Hermínia Caldas, na sede da Seed, em Aracaju, a reunião teve como objetivo apresentar o funcionamento do departamento e oferecer orientações práticas sobre entregas, higienização e toda a logística desde a estocagem dos alimentos até a chegada nas unidades escolares.
De acordo com a diretora do DAE, Lucileide Rodrigues, o treinamento é fundamental para alinhar procedimentos e garantir a eficiência no abastecimento. “Estamos apresentando todos os setores do departamento e explicando os principais processos para assegurar a qualidade e a eficiência do serviço”, afirmou.
Durante a capacitação, os participantes foram orientados sobre embalagens adequadas, higienização de caminhões e elaboração de guias de remessas, com atenção especial aos alimentos orgânicos.
A Seed realizará vistorias frequentes e acompanhamentos no processo de fornecimento de gêneros alimentícios, a fim de que todo o processo esteja de acordo com a Política Nacional de Alimentação Escolar e gere alimentos de qualidade nas cantinas das escolas da rede pública estadual de Sergipe. A intenção da formação também serviu para impulsionar a redução do índice de avarias de produtos, que hoje representa menos de 0,1% de todo o volume de alimentos adquiridos.
O presidente da cooperativa de Moita Bonita, José Joelito, destacou a importância do evento para os agricultores. “Recebemos orientações sobre produção, sobre higienização dos produtos, fortalecendo a nossa agricultura”, disse.
Agricultor familiar de Riachuelo, Paulo Sérgio fornece coentro, alface e maxixe, e ressaltou os benefícios de produzir alimentos com um direcionamento de mercado voltado para as escolas. “Essa iniciativa ajuda a desenvolver e valorizar o nosso trabalho, melhorando o ciclo econômico, além de nos possibilitar profissionalizar cada vez mais”, concluiu.
Durante o ano letivo de 2024, a Seed serviu aproximadamente 212 mil refeições diárias, contando com um investimento de quase R$ 60 milhões e a parceria de 28 agricultores familiares e nove fornecedores privados.
Para subsidiar as refeições, foram adquiridas em torno de seis mil toneladas de produtos por meio da última Chamada Pública. Pela primeira vez, as 318 escolas da rede pública estadual de ensino de Sergipe iniciam o ano letivo com a garantia de alimentos provenientes da agricultura familiar. Este quantitativo atingiu o percentual de 65,5% de compras de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar em 2024, ultrapassando o percentual mínimo de aquisição, sugerido em normativa, que é de 30%, e dobrando o percentual de 33%, atingido em 2023.