O 36º Encontro Cultural de Propriá, que teve início na última segunda-feira, 20, conta com serviços da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), como parte da programação que movimenta o Baixo São Francisco até o próximo dia 26. O evento faz parte da tradicional Festa do Bom Jesus dos Navegantes que, em sua 111ª edição, leva milhares de romeiros e turistas ao município. O calçadão da Orla Ribeirinha foi o endereço para a Feira de Artesanato e Gastronomia e também para a Casa do Artesanato Sergipano, que pela primeira vez está fora da capital.
Logo após a abertura, no final da tarde, o local já chamou a atenção de quem passava. A comerciante Valdicléia Marques, ao lado de sua filha Ingrid, foi a primeira a fazer uma visita e sair encantada com o que viu e escolheu para comprar. “Eu vi nas redes sociais que ia ter uma casa de artesanato, e como eu gosto muito, chamei minha filha para vir aqui fazer uma visita e comprar. Está tudo perfeito”, disse.
A diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana, explicou que o contêiner que abriga as peças artesanais vai estar em outros grandes eventos do estado. “Isso para que mais pessoas possam vivenciar o ambiente, conhecer e adquirir peças pensadas por inúmeros artesãos sergipanos. Também aqui em Propriá, viemos apresentar um pouco desse artesanato para que os turistas que vêm à festa possam ver o trabalho do artesão local”, destacou.
Vagas de emprego
Além do trabalho artesanal, o emprego formal também foi foco da ação itinerante da Seteem. A unidade móvel do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) está na cidade, ofertando diferentes serviços, como a intermediação de mão de obra. A participação da Secretaria de Estado do Trabalho em eventos como este faz parte das ações estratégicas implementadas pelo Governo do Estado para ampliar o acesso a atendimentos relacionados à geração de emprego e renda, por meio de parcerias firmadas em todo o interior de Sergipe.
Dias antes, a equipe do NAT esteve na cidade prospectando as oportunidades de trabalho formal junto aos empregadores. A gerente de hotel Bianca Moreira foi uma das empresárias locais que aderiu a esta parceria. “Quando soube que a iniciativa estaria na cidade, achei importante divulgar a nossa marca. É bom ter o atendimento no interior, porque as pessoas se sentem mais acolhidas”, pontuou Bianca.
Empreendedorismo
A empreendedora Aryadina Gomes trabalha com doces tradicionais, que ainda preservam um modo de fazer quase artesanal, e tem no doce de batata doce o “carro chefe”. Aryadina carrega ua tradição familiar que começou com seu tio, que tinha uma fábrica de doce caseiro, e depois com o pai, que é doceiro desde os 12 anos.
“O evento nos dá mais visibilidade. Tem muita gente que conhece e ouve, mas nunca provou. A participação aqui é uma forma da gente ter esse elo com o cliente, e também de levar a marca. Muita gente conhece o doce, mas não sabe de onde ele vem. E é daqui de Propriá”, ressaltou a comerciante.
Programação
Até o próximo dia 26, a cidade estará movimentada com diversas ações culturais e religiosas, tendo a culminância no domingo, com a tradicional procissão fluvial pelo Rio São Francisco em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes.
A Casa do Artesanato Sergipano segue até o último dia do evento, abrindo das 10h às 12h e das 15h às 22h. Já a equipe do NAT fica no município até esta terça-feira, 21, com diversos serviços para o público trabalhador e empregador até às 16h.