Geral Marabá - PA
Meio Ambiente: Parque João Anselmo terá gestão compartilhada para fortalecimento das pesquisas e conservação ambiental
O secretário municipal de Educação Cristiano Lopes, o secretário municipal de Meio Ambiente, Evandro Barros e a presidente interina da Fundação Cas...
20/01/2025 19h20
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Marabá - PA

O secretário municipal de Educação Cristiano Lopes, o secretário municipal de Meio Ambiente, Evandro Barros e a presidente interina da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Léia Lino, reuniram-se com o Prefeito Toni Cunha, em seu gabinete.

Na ocasião, trataram de diretrizes para o Parque Natural Ambiental João Anselmo, inaugurado recentemente em Murumuru. A gestão do parque será coordenada de forma compartilhada, de maneira que cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), órgão ambiental oficial do município, gerir a parte administrativa com colaboração da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que coordenará a educação ambiental e da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), responsável pela orientação de pesquisas científicas.

A gestão compartilhada do Parque Ambiental contribui para fortalecimento das pesquisas na área e para fortalecimento da Educação Ambiental e Científica na região.

De acordo com o secretário Cristiano Lopes, a coordenação do parque de forma compartilha é muito importante para o desenvolvimento de pesquisas e para a orientação educacional das pessoas que quiserem conhecer e entender mais sobre o parque.

Cristiano Lopes, secretário municipal de Educação

“A Semma, órgão ambiental oficial do município, respondendo de forma administrativa, a SEMED com a coordenação de Educação Ambiental e a Casa da Cultura com as pesquisas científicas, que já faz com maestria aqui na região, será muito bom para quem quer conhecer mais sobre o meio ambiente na região.”

De acordo com o biólogo Manoel Ananis Lopes Soares, autor do livro “Fauna Terrestre do Parque Natural Municipal João Anselmo” o parque tem grande importância para Marabá e região, devido a variedade na vegetação, fauna e flora do local.

Biólogo Manoel Ananis Lopes Soares

“O parque é importante para a comunidade local, para Marabá e região porque nessa pequena área foram identificados 92 espécies de animais, animais considerados vulneráveis à extinção, como jacu, guariba de mão ruiva. O parque serve de refúgio para essas espécies, pois não existe mais vegetação ao redor do parque e nas áreas próximas praticamente tudo foi transformado em pastagem e áreas de residências. E para a comunidade, o parque é um lugar de diversão, alegria e lazer, onde os visitantes vão encontrar isso”.

O biólogo Manoel Ananis ressalta ainda que o local é um espaço criado pela Prefeitura de Marabá, que vai oferecer um contato direto com a biodiversidade, a fauna, a flora do município e que terá trabalhos voltados à Educação Ambiental, voltados para toda a família. No parque ambiental será possível orientar a população sobre a importância de conservar os animais silvestres, a fauna e a flora.

Texto e Fotos: Divulgação Semed

The post Meio Ambiente: Parque João Anselmo terá gestão compartilhada para fortalecimento das pesquisas e conservação ambiental appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .