A exposição da produção artística dos pacientes assistidos no Hospital de Oncologia do Maranhão reforça a importância da arteterapia no tratamento do câncer. A ação realizada nesta sexta-feira (17), na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz parte da campanha Janeiro Branco.
A exposição reuniu peças que demonstram superação e acolhimento, unindo criatividade e empatia, na ação voltada para pacientes e acompanhantes. O evento é resultado do projeto “Construindo Arte”, desenvolvido na Casa de Apoio do Hospital de Oncologia do Maranhão. As peças expostas foram tapetes de crochê, enfeites de mesa e telas pintadas.
Para Maria das Dores Gonçalves, de 44 anos, natural de São Mateus, o artesanato tem sido uma forma de retomar a vida após o diagnóstico de câncer no colo do útero. “Eu descobri o diagnóstico há um ano. Quando estou fazendo o crochê, esqueço de tudo. Parece que não estou doente. Isso me dá força para seguir em frente”, disse.
Antônia da Conceição, de 64 anos, do município de Dom Pedro, também participou do projeto. A paciente iniciou o tratamento de colo de útero em junho de 2024. Após passar por 26 sessões de radioterapia, seis de quimioterapia e três de braquiterapia, hoje ela está em acompanhamento “Essas oficinas nos ajudam a esquecer a dor, o tratamento. Somos muito bem cuidados”, celebrou Antônia.
Terapia
A arteterapia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2017, vem ganhando espaço no Sistema Único de Saúde (SUS) para reduzir bloqueios emocionais, organizar pensamentos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Ela proporciona alívio emocional, aproxima pessoas em situações semelhantes, promove a troca de experiências e a construção de vínculos.
“Nós queremos que esses pacientes saiam um pouco dessa realidade, desse processo de tratamento da saúde/doença. O que torna muito importante, porque são ações que tiram um pouco desse contexto e ajudam nesse momento de fragilidade, não só os pacientes, como também os acompanhantes e colaboradores”, enfatizou o diretor Administrativo do Hospital de Oncologia do Maranhão, Fabrício Torres.
Saúde mental
A campanha “Sua primeira meta em 2025 é cuidar de você”, promovida pelo Governo do Estado, destaca a importância da saúde mental como parte do bem-estar integral. Ações como a exposição reforçam que o tratamento oncológico vai além do corpo; ele também precisa cuidar da mente e do coração.
“Nesse mês de alusão do Janeiro Branco, é muito importante que a gente dê um pouco de atenção a esse olhar da saúde mental, para pacientes, acompanhantes e colaboradores. A gente tem que ter um outro olhar, não só focado naquele processo saúde e doença, mas também na qualidade de vida para que ele possa desenvolver um trabalho e eles consigam o objetivo deles que é o tratamento e a cura”, concluiu o diretor Fabrício.