Domingo, 02 de Fevereiro de 2025
17°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo do Estado conclui segundo módulo de capacitação para construção da Infraestrutura de Dados Espaciais

Etapa de treinamento se concentrou na temática dos metadados

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Sergipe
17/01/2025 às 15h50
Governo do Estado conclui segundo módulo de capacitação para construção da Infraestrutura de Dados Espaciais
" data-src=

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação do Governo do Estado (Seplan), ofereceu a segunda etapa de capacitações para a construção da Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado (ISDE). 
 
Este segundo módulo foi conduzido pelo engenheiro cartógrafo Emerson Xavier, mestre em computação aplicada e doutor em engenharia, com ampla experiência na aplicação de metadados de geoinformação. “A capacitação tem a finalidade de nivelar o conhecimento das Secretarias envolvidas acerca dos metadados, que serão muito utilizados na Infraestrutura de Dados Espaciais”, destacou Acácia Souza, gerente de Estudos Geográficos e Geoinformação do Observatório de Sergipe.

Construção da ISDE

Por meio do Observatório de Sergipe, a Seplan iniciou em outubro do ano passado o processo para construção da Infraestrutura Estadual de Dados para Sergipe (ISDE), que permitirá ao Estado ter uma base de dados e informações comuns às Secretarias e órgãos, facilitando o planejamento e a implantação das políticas públicas.

A primeira etapa aconteceu a partir de uma oficina de capacitação, que buscou identificar quais dados podem ser trabalhados e quais as necessidades dos órgãos na área de Geotecnologia e Gestão de Dados.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, considera que o planejamento passa também por uma gestão de dados eficiente, sólida e atualizada. “Conhecer a realidade das principais Secretarias e órgãos envolvidos nos ajuda a promover um intercâmbio e diálogo entre os técnicos que serão os pontos focais do projeto, ampliando a capacidade de gerir e relacionar esses dados. Isso é determinante para que saibamos integrar essas informações às diferentes esferas de governo”.

 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários