Nesta e na próxima semana, uma comitiva composta por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e da Superintendência Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) percorre municípios do Maranhão para mobilizar lideranças locais e vistoriar espaços que receberão, em fevereiro e março, o Projeto Estadual "Mutirões de Documentação da Trabalhadora Rural do Maranhão".
O projeto dá continuidade à importante iniciativa do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), instituído em 2004. Seu principal objetivo é garantir às mulheres da agricultura familiar acesso a documentos civis, previdenciários e trabalhistas, facilitando o exercício pleno da cidadania e o acesso a políticas públicas.
A comitiva é formada pela secretária adjunta de Biodiversidade e Tecnologias Sociais da SAF, Marileide Costa; pela coordenadora de Segurança Hídrica e Acesso à Água, Glauce Jane; pela assessora técnica da SAF, Cinthya Moraes; além da superintendente estadual do MDA, Suziane Machado, e equipe técnica.
Primeiras visitas em Cajari e Pedro do Rosário
O município de Cajari foi o ponto de partida da agenda, na tarde de segunda-feira (13) e na manhã de terça-feira (14). Na ocasião, foram vistoriados os locais que sediarão o evento em fevereiro e março, e reuniões de mobilização foram realizadas com lideranças locais.
Para a secretária adjunta da SAF, Marileide Costa, essa primeira etapa de mobilização é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Estamos garantindo que todas as condições estejam alinhadas para que as mulheres agricultoras familiares tenham acesso facilitado a esse serviço essencial, promovendo sua autonomia e assegurando direitos. Essa é uma ação que transforma vidas e fortalece a cidadania no campo”, destacou.
Na tarde de terça-feira (14), a comitiva esteve em Pedro do Rosário, onde se reuniu com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Neto de Piolho. Durante o encontro, foram discutidas possíveis parcerias entre o município, o governo estadual e o federal para o desenvolvimento da agricultura familiar. Já na manhã de quarta-feira (15), as atividades incluíram reuniões com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e lideranças de movimentos sociais locais.
A superintendente estadual do MDA, Suziane Machado, ressaltou a relevância do projeto para o fortalecimento da cidadania nas comunidades rurais. “Esse trabalho conjunto é uma oportunidade única para garantir que as agricultoras familiares tenham acesso aos direitos e às políticas públicas que são essenciais para suas vidas. O projeto permite que mulheres rurais tenham condições de exercer plenamente sua cidadania”, afirmou Suziane.
Próximos passos
Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), as atividades se concentram no município de Guimarães, com visitas de vistoria e reuniões com lideranças locais. Na próxima semana, de 20 a 24 de janeiro, a programação seguirá para os municípios de Barra do Corda e Parnarama.
O Projeto Estadual "Mutirões de Documentação da Trabalhadora Rural do Maranhão" reforça o compromisso do Governo do Maranhão e do Governo Federal em garantir inclusão social, cidadania e valorização das mulheres agricultoras familiares, promovendo um futuro mais justo e inclusivo no campo.