Geral Maranhão
SES realiza campanha “Vacina para Todos” e anuncia novos pontos de imunização
Com a chegada do período chuvoso e retorno às aulas, a ação visa sensibilizar as famílias sobre a importância de atualizar a caderneta de vacinação...
16/01/2025 21h20
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início à campanha “Vacina para Todos”, nesta quinta-feira (16). Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças imunopreveníveis, a iniciativa será estendida até sábado (18) nos shoppings da Ilha e Golden Calhau, das 10h às 20h. A ação continua no período de 23 e 25 de janeiro, no Pátio Norte Shopping e no Rio Anil Shopping, no mesmo horário.   

Com a chegada do período chuvoso e retorno às aulas, a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, explica que a ação visa sensibilizar as famílias sobre a importância de atualizar a caderneta de vacinação, em especial, das crianças. "Nós estamos já iniciando 2025 com essa expectativa de um ano em que as nossas coberturas vacinais estarão adequadas. E, é claro, a nossa população maranhense protegida das doenças que são imunopreveníveis, que são doenças que nós temos vacinas para prevenção. Então, o nosso público-alvo, especificamente, são crianças menores de 5 anos de idade", disse.  

Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, apontam que crianças de até um ano de idade apresentam os menores índices de vacinação no estado. Entre as vacinas com menor cobertura estão a varicela (42,16%), a tríplice viral (segunda dose) e a febre amarela (63,50%).  

Segundo Halice Figueiredo, o planejamento para os primeiros meses do ano inclui intensificação da vacinação contra a febre amarela e o sarampo. “A gente tem a vacina contra a febre amarela, que é uma dose única, e a partir dos nove meses de idade a criança já deve receber a vacina para ser considerada vacinada para toda a vida”, explicou. 

A dentista Giovanna Campello, de 32 anos, estava acompanhada do marido Rafael Ribeiro e dos filhos Helena e Miguel. Ela reforçou a importância da imunização da família, especialmente neste início de ano, marcado pelo retorno às aulas e pelo período chuvoso. “A gente sempre mantém a caderneta de vacinação atualizada, tanto nossa quanto dos nossos filhos, para protegê-los e evitar a propagação de doenças, principalmente com as mudanças de temperatura e o contato com outras crianças com o retorno das aulas”, afirmou. 

A estudante Sofia Cristian Fernandes, de apenas 11 anos, já sabe o quanto a vacinação é importante. “Eu sei que é importante para gerar mais imunidade para as pessoas, a gente ficar melhor e não gerar doenças que são causadas por vírus”, explicou.  A criança estava acompanhada da mãe Sara Cristina Fernandes e da irmã Alice. 

Além das crianças, os idosos também estão atentos. A aposentada Maria Goretti Pestana, de 67 anos, destacou que manter o calendário de vacinação em dia é fundamental. “Evita que as pessoas fiquem doentes, principalmente os idosos, que têm uma imunidade mais baixa. Desde a pandemia, não perco nenhuma dose”, disse. 

Dentre as vacinas que estarão disponíveis na campanha, estão: Covid-19, Influenza, Hepatite B, VIP - Poliomielite Inativada, Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica -10, Meningococica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, DTP, Tétano e Difteria – dT, HPV, Meningocócica ACWY, Varicela e Tetraviral.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.