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‘Café com Notícias’ – Psicopedagoga fala sobre a limitação do uso de celular em escolas

A especialista explicou que o uso de smartphones está no centro de um debate global sobre os impactos no desempenho acadêmico dos alunos

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: ALEMA
16/01/2025 às 12h40
‘Café com Notícias’ – Psicopedagoga fala sobre a limitação do uso de celular em escolas
Jornalista Elda Borges conversou com a psicopedagoga Aline Branco sobre os impactos do uso de celulares no processo ensino-aprendizagem dos alunos

Agência Assembleia

Em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’, na TV Assembleia, a psicopedagoga Aline Branco abordou a limitação do uso de aparelhos celulares por alunos, nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira (14).

Na conversa com a apresentadora, jornalista Elda Borges, a especialista explicou que o uso de smartphones está no centro de um debate global sobre os impactos no desempenho acadêmico, no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na saúde mental de crianças e adolescentes.

De acordo com a psicopedagoga Aline Branco, a nova lei pretende equilibrar os benefícios e prejuízos do uso desses dispositivos, especialmente em salas de aula, sendo o uso do celular proibido também no recreio e nos intervalos de aula, em todas as etapas da educação básica (educação infantil até o ensino médio).

“Só será permitido para fins pedagógicos sob orientação de educadores ou para casos de acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência; em situações de estado de perigo, estado de necessidade ou caso de força maior. As redes de ensino e as escolas devem desenvolver estratégias para abordar a saúde mental dos estudantes, além de oferecer treinamentos periódicos para detectar, prevenir e lidar com os sinais de sofrimento mental e os impactos do uso excessivo de telas”, explicou

Por fim, a especialista disse que, entre as vantagens pedagógicas, estão melhorias da concentração, redução das distrações, permitindo que alunos se concentrem nas aulas; aumento da interação, fomenta discussões e interações entre alunos e professores. Entre as vantagens sociais estão a redução do bullying, diminuição da possibilidade de intimidação e assédio online, além de promover a socialização, o desenvolvimento de habilidades sociais, ajudando os alunos a se comunicarem efetivamente.

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