Josy Rodrigues Donato – Ascom Saúde Gurupi
Fotos: Lino Vargas
Na manhã desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início às atividades do Projeto Cuidar – Humanizando Relações,com o objetivo de promover a saúde psicoemocional dos servidores da Semus de Gurupi. Durante a abertura, foi anunciada a instalação de um ambulatório exclusivo para saúde mental dos servidores.
O secretário executivo da Secretaria de Saúde, Ricardo da Silva Jesus, enfatizou que o projeto é voltado para o cuidado com o servidor e anunciou uma novidade importante: ainda este ano será instalado um ambulatório de saúde mental exclusivo para os servidores.
“Esse é um projeto de longo prazo, e o objetivo é realizar essas atividades mensalmente. Ele surgiu da escuta ativa dos nossos servidores, percebendo essa necessidade. Nossa expectativa é que, entre abril e maio, consigamos implementar um ambulatório com profissionais especializados em saúde mental, voltados exclusivamente para atender o servidor”, afirmou.
“São profissionais que, muitas vezes, enfrentam uma carga muito pesada no dia a dia. Quando aprendemos a cuidar de nós mesmos, isso transforma nossas relações: muda o relacionamento em casa, com os colegas de trabalho e a maneira como tratamos o outro. Esse foi o objetivo apresentado pela prefeita quando me procurou: que os profissionais da Saúde sejam cuidados, para que estejam mais fortalecidos emocionalmente e prontos para enfrentar a rotina do dia a dia. É o conceito de cuidar para cuidar”, frisou.
O treinamento acontece nesta quinta e sexta-feira (17), dividido em quatro turmas diferentes, atendidas nos períodos matutino e vespertino. A proposta é que todos os servidores da Semus participem dessa capacitação. Essa primeira etapa contou com palestras ministradas pelas psicólogas Hellen Santana e Michelle Salles. Os servidores também tiveram a oportunidade de desfrutar de momentos voltados ao cuidado com a autoestima e relaxamento.