Para alinhar as ações em rede tendo em vista o ano letivo de 2025, em busca de otimizar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais, a Secretaria da Educação (Seduc) dedicou a programação do último dia do Seminário de Apropriação dos Resultados do Spaece 2024, nesta quinta-feira (15), para abordar o planejamento estratégico institucional de 2025. O evento ocorre em Fortaleza desde a última segunda-feira (13).
A ocasião contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela. Também estiveram presentes os secretários executivos Jucineide Fernandes, do Ensino Médio e Profissional; Helder Nogueira, de Equidade e Direitos Humanos; Iran da Silva, do Planejamento Interno; Ciza Viana, de Gestão da Rede Escolar; e Emanuelle Grace, de Cooperação com os Municípios. Participaram, ainda, coordenadores das 23 Regionais de ensino de todo o estado, além de orientadores das Células de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Cedea) e coordenadores das áreas pedagógicas da Seduc.
Eliana Estrela reforça a importância do planejamento das ações a serem postas em prática ao longo do ano pela rede estadual, mas pontua sobre a possibilidade de correções de rumo serem necessárias ao longo da trajetória.
“Nós planejamos aqui, mas quando chegamos lá, no dia a dia, é diferente. Por isso, a rota sempre pode ser mudada. Ao nos deslocarmos de carro, por exemplo, no caminho que fazemos diariamente, caso ocorra algo fora do previsto, temos que mudar a rota. Imagine conduzindo uma escola, uma regional, com pessoas que pensam diferente, que moram em lugares com realidades diferentes. Acredito que estamos no caminho certo. Quero parabenizar mais uma vez o trabalho de cada coordenador regional, pela liderança forte exercida em cada localidade, cuidando das pessoas e olhando para os mais vulneráveis”, ressalta a gestora.
Jucineide Fernandes avalia que a importância do encontro reside na construção coletiva do planejamento da Secretaria, com as contribuições das Regionais e das equipes da Seduc-sede.
“É um momento importante, em que a Seduc discute sobre os projetos estruturantes e inegociáveis com os líderes regionais, buscando garantir a aprendizagem dos estudantes e reduzir as desigualdades educacionais, focando nos que mais precisam. Queremos fazer um ano letivo muito organizado e bem planejado. Também nesse encontro mostramos as diretrizes para 2025, as principais datas do calendário e as principais ações das Secretarias Executivas do campo pedagógico (Ensino Médio e Profissional, e Equidade e Direitos Humanos). Nosso objetivo é garantir recursos e políticas de forma mais organizada e, consequentemente, proporcionar a melhoria da aprendizagem para os estudantes”, explica.