Geral Maranhão
Janeiro Branco: Hospital de Oncologia do Maranhão reúne pacientes em oficina terapêutica de pintura
Durante a oficina de pintura, pacientes que estão em cuidados paliativos, do pós-operatório e em quimioterapia, puderam explorar suas capacidades c...
15/01/2025 18h10
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão

Arte, emoções e bem-estar inspiraram os pacientes em tratamento no Hospital de Oncologia do Maranhão, nesta quarta-feira (15), durante oficina terapêutica de pintura, na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A atividade faz parte da grade terapêutica da unidade e reforça as ações da campanha Janeiro Branco.

"O intuito é trazer outro contexto na vida do paciente, uma vez que quando ele está internado, também buscamos cuidar da saúde mental tanto quanto garantir o cuidado contra o câncer", destacou o diretor assistencial do Hospital de Oncologia do Maranhão, Waldesio Moraes.

Referência estadual no tratamento ao câncer, o Hospital de Oncologia do Maranhão utiliza de diversas estratégias para promover a melhora do quadro de saúde, que somado ao tratamento medicamentoso e terapêutico, busca o cuidado integral do paciente, ou seja, mente, emoções e físico.

A atividade contou com o apoio dos setores de Terapia Ocupacional e de Fisioterapia. Durante a oficina de pintura, pacientes que estão em cuidados paliativos, do pós-operatório e em quimioterapia, puderam explorar suas capacidades criativas a cada pincelada no papel.

Lino do Valle, de 80 anos, é natural do Rio de Janeiro e desde 2022 reside no Maranhão. Casado com Lucileide Rodrigues Pontes, de 55 anos, que é maranhense, ele compartilhou um pouco de como conheceu a esposa e o impacto positivo que as atividades, a exemplo da oficina de pintura, têm lhe ajudado a cuidar também durante o tratamento para câncer no pâncreas.

"O tratamento começou em fevereiro do ano passado no Hospital Aldenora Bello e no mesmo mês fomos encaminhados para cá. O apoio médico, de enfermagem, o aparato dos profissionais, tudo é muito bom porque são pessoas que estão trabalhando por você", destacou Lino do Valle.

Ildomar dos Santos Pessoa, de 33 anos, acompanha a esposa Karen Pessoa, de 33 anos, operada há quatro dias para retirada de um glioma (tipo de tumor que ocorre no cérebro e na medula espinhal). Ele comentou que o tratamento todo já dura um ano e sete meses, e que durante esse período, as atividades terapêuticas têm sido a saída contra a ansiedade. "A gente está confiante, na expectativa de que esteja melhorando. Esse momento lúdico envolve a criatividade dela e a estimula mais. Achei ótimo", afirmou Ildomar.

Ao atuar de forma multidisciplinar, a atividade também teve o objetivo de envolver profissionais e acompanhantes dos pacientes. Assim a equipe fortalece também o tratamento oncológico.

"Eles têm uma oportunidade de fazer algo diferente da rotina da internação. Aqui, a gente propõe uma atividade que está fora um pouco do que eles costumam executar no dia a dia para que, de alguma forma, possam aproveitar o momento conscientizando-se sobre os aspectos emocionais que fazem uma diferença muito grande no processo de reabilitação", pontuou Thalita Gouveia, psicóloga e responsável técnica pelo serviço de psicologia do hospital.

Ao final, cada pintura foi exposta em um mural junto com outras que serão confeccionadas a cada oficina realizada. A ideia é que as obras sejam colocadas para exposição, nesta sexta-feira (17), na Casa de Apoio do Hospital de Oncologia do Maranhão.

Janeiro Branco

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove a campanha Janeiro Branco, que traz como tema “Sua primeira meta em 2025 é cuidar de você”. As ações fortalecem a importância do cuidado com a saúde mental.