A segunda fase da matrícula online da rede estadual de Sergipe começou nesta quarta-feira, 15, e terminará na sexta-feira, 17. Essa etapa é voltada para a transferência de alunos entre as escolas estaduais, com o objetivo de atender os estudantes que desejam estudar em uma nova unidade de ensino. Durante essa etapa, os alunos, pais e responsáveis podem verificar as vagas disponíveis, os níveis e modalidades de ensino, além de solicitar a transferência.
O processo é totalmente gratuito e realizado de forma online, pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) – https://matriculaonline.seduc.se.gov.br/ -, ou presencialmente nas escolas da rede estadual. Para realizar a transferência, é necessário apresentar documentos como RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar, além da documentação do responsável, caso o aluno seja menor de idade.
Para facilitar o acesso ao sistema, principalmente para aqueles que não têm conexão à internet em casa, os laboratórios de informática das escolas estão abertos e equipados para atender a comunidade.
Segundo a diretora do Centro de Excelência Santos Dumont, Jeane Carla Góes, a escola, localizada em Aracaju, está aberta para oferecer toda a orientação e suporte necessários. "Precisamos estruturar a escola para receber os pais e alunos que não têm acesso à internet. A escola está à disposição, com os laboratórios de informática e todos os nossos computadores. Aqui, estruturamos uma sala e colocamos alguns funcionários para auxiliar os pais que não têm acesso e enfrentam dificuldades para efetuar a matrícula", afirmou.
Nas unidades escolares, o movimento é intenso desde as primeiras horas da manhã. No Centro de Excelência Professora Ofenísia Soares Freire, em Aracaju, uma mãe e sua filha foram até a escola para verificar se estava tudo certo, já que realizaram a transferência de forma online. "Eu fiz a matrícula dela; o site informou que a matrícula foi realizada com sucesso, mas ficamos em dúvida. Como não sabíamos como era o processo, viemos à escola, e tudo estava correto. Aproveitamos para entregar toda a documentação e confirmar a matrícula. O processo foi tranquilo; não tivemos problema nenhum", explicou Márcia Regina, mãe da aluna Lorena Regina.
"Eu espero aprender muito mais aqui na escola, fazer novas amizades e encontrar professores que acolham e ensinem. Não tive nenhuma dificuldade com a matrícula; fiz com minha mãe, e o processo foi tranquilo", relatou Lorena.
O diretor do Centro de Excelência Professora Ofenísia Freire Soares, Dayvid Figueiredo, ressaltou que o período de matrícula no colégio foi tranquilo. "Ofertamos as vagas no sistema e, em 15 minutos, todas estavam preenchidas. Temos aqui na escola uma estrutura capaz de comportar 430 alunos. Nossa escola é destaque na comunidade e no estado devido aos avanços no ensino médio e no ensino fundamental, além da equipe de professores doutorados, que facilita o aprendizado dos alunos. O que ofertamos à comunidade é o avanço, juntamente com as indicações e capacidades dos professores de ensinar e transmitir o conhecimento aos alunos", destacou.
Após o término da fase de transferência, que vai até 17 de janeiro, a última etapa será a matrícula para alunos novos, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de janeiro. O início das aulas na rede estadual de ensino será no dia 6 de fevereiro. A Seduc orienta os pais e alunos a acompanharem os prazos e garantirem a vaga no período estipulado.