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Turismo em Goiás cresce 17,4% em novembro

Dados do IBGE apontam ainda que estado registrou o segundo melhor resultado em nível nacional no período, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Goiás
15/01/2025 às 16h50
Turismo em Goiás cresce 17,4% em novembro
Turismo em Goiás registra segundo melhor resultado do Brasil em novembro de 2024 (Foto: Divulgação / Goiás Turismo)

O volume das atividades turísticas em Goiás cresceu 17,4% na comparação com novembro de 2023, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15/01).

Ainda, em novembro de 2024, o volume de atividades turísticas em Goiás subiu 3,5% em relação a outubro do mesmo ano, na série com ajuste sazonal. Com essa alta, o setor apresentou acumulado positivo no ano, registrando o segundo melhor resultado do Brasil.

“O crescimento das atividades turísticas em Goiás reflete o fortalecimento do setor, impulsionando a economia e valorizando nossas riquezas culturais e naturais”, atesta o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Turismo em Goiás

Em nível nacional, em novembro de 2024 o índice de atividades turísticas no país recuou 1,8% frente a outubro, uma vez que onze dos dezessete locais pesquisados mostraram taxas negativas em relação ao mês anterior.

No entanto, Goiás (3,5%) foi um dos principais destaques positivos, ao lado do Rio Grande do Sul (6,6%) e Rio de Janeiro (0,8%).

“Os índices positivos que o turismo goiano vem colhendo são resultado de um trabalho coordenado pelo governador Ronaldo Caiado e toda a equipe da Goiás Turismo, que tem atuado em duas frentes: a da promoção dos nossos destinos turísticos e a da capacitação e estímulo à formalização dos profissionais que atuam diretamente com turismo”, avalia o presidente da Agência Goiana de Turismo, Fabrício Amaral.

Na pesquisa, Goiás também apresentou altas nos setores de serviços prestados às famílias (16,5%), outros serviços (8,8%) e serviços de informação e comunicação (8,3%). Os serviços prestados às famílias apresentaram acumulado positivo de 6,8% no ano.

Sobre a PMS

A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

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